As forças militares da Coreia do Sul afirmaram que a Coreia do Norte disparou dois projéteis, possivelmente mísseis balísticos de curto alcance, em direção ao mar, no leste da Península Coreana.

O Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul anunciou que os projéteis foram lançados por volta das 5h34 e 5h50 da manhã deste sábado (10) (horário local), a partir dos arredores de Hamhung, cidade costeira no leste do país, localizada na província de Hamgyong do Sul.

Lançamento de míssil pela Coreia do Norte - Agência Reuters

Lançamento de míssil pela Coreia do Norte – Agência Reuters

Os militares acreditam que os projéteis consistiam de mísseis balísticos de curto alcance e teriam feito um voo de mais de 400 quilômetros, atingindo altitude de cerca de 48 quilômetros.

O governo sul-coreano convocou uma reunião de emergência de autoridades do alto escalão. O gabinete da Presidência declarou que o lançamento seria aparentemente uma demonstração de força diante dos exercícios militares conjuntos em andamento entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul. A Presidência sul-coreana acrescentou que a ação também busca testar o desempenho de novos mísseis balísticos de curto alcance norte-coreanos, desenvolvidos domesticamente.

O lançamento de hoje foi o quinto de uma série de testes de voo de mísseis executada por Pyongyang desde 25 de julho. O governo sul-coreano está conclamando a Coreia do Norte a interromper os lançamentos. De acordo com Seul, os testes poderiam agravar as tensões militares na Península Coreana.

Enquanto isto, o presidente americano, Donald Trump, minimizou os disparos da Coreia do Norte. Ele afirmou que foram todos lançamentos de projéteis de curto alcance e não violaram a promessa norte-coreana de evitar testes de mísseis intercontinentais.

Fonte: Agência Brasil