Coletivo de entidades ambientas lança manifesto Parque para Todos

Representantes de organizações não governamentais (ONGs) relacionadas ao meio ambiente e ao turismo lançaram hoje (4), no Rio de Janeiro, o manifesto Parque para Todos, durante encontro fechado que ocorre no Rio de Janeiro até amanhã (5) para debater a visitação em unidades de conservação. O objetivo é ampliar o uso público dos parques nacionais. De acordo com os organizadores do evento, o movimento de abertura dos parques nacionais está em sintonia com o Ano Internacional do Turismo Sustentável, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O diretor da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), Delson de Queiroz, disse que o manifesto foi uma iniciativa de várias entidades, preocupadas com a questão de visitação dos parques, sejam federais, estaduais ou municipais. A ideia é estimular a visitação dessas unidades de conservação, com base em uma ação responsável, que não cause impactos ao meio ambiente, mas que permita que as pessoas possam ter a experiência de recreação ao ar livre, considerando que a visitação é um grande aliado da criação e conservação dessas unidades.
O manifesto está baseado na diversidade e na oportunidade de visitação. “O parque deve buscar oferecer oportunidade de visitação a todas as pessoas, sejam aquelas que querem uma visitação a uma área mais estruturada, ou pessoas que querem se aventurar em uma situação de áreas mais remotas”, disse Queiroz.

Fonte: Agência Brasil