Erradicado desde o ano 2000 nos Estados Unidos, o sarampo continua a se espalhar e tem colocado as autoridades de saúde em alerta. Um segundo caso foi registrado na Flórida e o número de casos em todo o país chega a 695, espalhados por 22 estados: Arizona, Califórnia, Colorado, Connecticut, Flórida, Geórgia, Illinois, Indiana, Iowa, Kentucky, Maryland, Massachusetts, Michigan, Missouri, Nevada, New Hampshire, New Jersey, New York, Oregon, Tennessee, Texas e Washington, segundo o US Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

Este é o maior número de casos desde a então eliminação da doença em 2000, segundo as autoridades. A maior parte das pessoas com sarampo tem menos de 19 anos de idade e o seu crescimento está relacionado ao aumento dos movimentos antivacina, aponta o CDC.

Apesar da epidemia, os Estados Unidos ainda não registraram qualquer morte pela doença. Os principais focos estão em Nova York, que já declarou estado de emergência pela propagação da doença e onde foram registrados 390 casos, somado ao condado de Rockland, na periferia, soma 199 casos, além de Washington.

Com surto pelo país, ameaça de sarampo cresce na Flórida

Nesses lugares foi declarado o estado de emergência sanitária nas zonas mais afetadas, com a obrigatoriedade de vacinação, especialmente nas escolas, sob pena de multa.

A comunidade judaica ortodoxa do Brooklyn é uma das mais afetadas, com o contágio de portadores que vieram de Israel, onde há um ano surgiu um foco potencialmente fatal.

Já no Estado de Washington, o condado de Clark, onde há uma grande comunidade de língua russa, um menino procedente da Ucrânia em dezembro infectou outras 74 pessoas, a maioria crianças.

No geral, o número atual de casos supera os 667 casos em todo o ano de 2014, e, segundo as autoridades de saúde, ocorre em meio a uma campanha contra a vacinação liderada por pais que se negam a imunizar seus filhos alegando questões religiosas.

Surto de hepatite A é confirmado no sul da Flórida

Os focos de sarampo estão exatamente nas comunidades onde a taxa de vacinação é baixa, contra uma média nacional superior a 90%.
Na maior parte dos casos, as pessoas foram infectadas por portadores do sarampo procedentes de Israel e Ucrânia, muitos não vacinados, que transmitiram a doença entre suas comunidades.

O novo caso na Flórida foi registrado no condado de Pinellas em um adulto que viajou para para o Camboja, segundo o Sun Sentinel. Em março foi relatado o primeiro caso de sarampo no Condado de Broward.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus que pode se espalhar pelo ar quando infectado com tosse ou espirro ou toca as superfícies. Os sintomas do sarampo incluem febre, tosse, coriza, coceira nos olhos e uma erupção da cabeça aos pés de manchas vermelhas. Não há cura para o sarampo, apenas tratamento para os sintomas.

O post Flórida registra novo caso de sarampo – doença bate recorde nos EUA desde 2000 apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News