Depois da derrota no clássico para o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo volta a se concentrar na Copa Libertadores da América. Nesta quinta-feira, às 19h, tem um duelo complicado diante do Racing, da Argentina, no Estádio Presidente Perón, na cidade de Avellaneda. O time brasileiro busca sua segunda vitória seguida, enquanto os argentinos lideram o Grupo A com 100% de aproveitamento.

Após perder para o Aucas, no Equador, por 2 a 1, o Flamengo se recuperou e bateu o Ñublense, do Chile, por 2 a 0, no Maracanã. Assim, aparece com três pontos, em segundo lugar, atrás justamente do Racing, com seis. O Flamengo assumirá a liderança em caso de vitória a partir de dois gols. O time argentino vem de vitórias contra o Ñublense, por 2 a 0, e Aucas, por 3 a 2. Aucas e Ñublense completam a chave com três pontos cada – os chilenos venceram os equatorianos por 2 a 1 na terça-feira.

Recentemente, o Flamengo goleou o Maringá por 8 a 2 e conseguiu avançar às oitavas da Copa do Brasil após uma surpreendente derrota por 2 a 0 no jogo de ida. No último fim de semana, porém, voltou a amargar derrota em um clássico, sendo derrotado por 3 a 2 pelo Botafogo.

O técnico Jorge Sampaoli tem novidades entre os relacionados: o volante Thiago Maia e o meia Arrascaeta. Thiago até foi dúvida após choque no jogo com o Botafogo, mas se recuperou e deve ser titular. Já o uruguaio volta após 45 dias fora por conta de uma lesão na coxa e a tendência é que inicie no banco.

Mas as boas notícias param por aí. O volante Gerson, que ganhou status de líder de Sampaoli em campo, segue com lesão na coxa direita. A lista de desfalques é grande e ganhou os nomes dos zagueiros David Luiz, que fará trabalhos físicos, e Rodrigo Caio, que sofreu uma pancada no último treino. Com isso, Pablo surge como opção, caso a linha com três zagueiros seja mantida. Se optar por apenas dois zagueiros, Sampaoli pode promover a entrada de Everton Ribeiro no meio-campo. Além disso, Filipe Luís, Varela e Matheuzinho seguem em recuperação.

Apesar da última derrota, Sampaoli vê evolução do Flamengo, mas admitiu que o time ainda precisa de ajustes. “É um processo. A preocupação segue sendo as áreas e a contundência defensiva e ofensiva. O volume no ataque existiu e teremos que seguir crescendo em busca da solidez. Trabalhar tudo o que já falei. Organização, estrutura. O time tem que ser muito mais organizado e junto (coletivo). É assim que eu trabalho.”

O Racing, apesar dos 100% na Copa Libertadores, não está em bom momento no Campeonato Argentino. Perdeu para o Boca Juniors por 3 a 1 e está há cinco jogos sem vencer. O técnico Fernando Gago ainda perdeu peças importantes, como o meia Jonathan Gómez e o lateral-esquerdo Gonzalo Piovi.

Eles se juntam a Maxi Morales, expulso no jogo anterior, e Lolo Miranda, Carbonero, Vecchio e Cardona, lesionados. Assim, o time deve contar com as entradas de Gabriel Rojas na lateral e Nicolás Oroz no meio-campo.

Leia Também: Zero preocupação? Como Messi se tornou inabalável a polêmicas