SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cenas de um filme caseiro revelaram imagens jamais vistas da banda The Rolling Stones e de outros nomes importantes da música dos anos 1960, como Carlos Santana e Jefferson Airplane, durante o festival de Altamont, segundo o jornal britânico The Guardian.

Realizado na Califórnia, o filme gravado em fitas de 8 mm foi publicado pelo site da Biblioteca do Congresso americano no dia 4 de janeiro, mas não possui áudio.

Durante os 26 minutos de imagens, que até o momento não têm autoria conhecida, é possível ver a apresentação principal da banda de Mick Jagger a partir dos bastidores do palco.

Também surge diante da câmera a carismática cantora Grace Slick, à frente do grupo Jefferson Airplane, um dos principais nomes do rock psicodélico à época.

Em outro momento, chama a atenção a agitada performance de Carlos Santana e também da banda Crosby, Stills, Nash & Young, que sobem ao palco na hora do pôr do sol.

O espírito hippie, no entanto, perde espaço no filme à medida que os Hells Angels tomam a cena. Contratada para promover a segurança do evento, a gangue de motociclistas passa a atacar tanto o público quanto os artistas do festival.

Durante a apresentação dos Rolling Stones, um grupo de fãs tenta subir no palco, um dos momentos mais lembrados do festival. Um dos integrantes do grupo, o jovem negro Meredith Hunter, carregava uma arma, mas foi esfaqueado e morto na frente do público por um membro dos Hells Angels, Alan Passaro. Embora traga mais registros, o filme não acrescenta novas informações sobre o caso.

A história do festival de Altamont já havia ganhado outra versão cinematográfica, o documentário “Gimme Shelter”, de ​Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin, e é considerado símbolo da decadência da contracultura nos Estados Unidos.​