Nasceu nesta terça-feira (23) no Zoo Miami, a sudoeste de Miami-Dade, um filhote de rinoceronte gerado por meio de inseminação artificial.

Veterinários do zoológico disseram que os meios naturais de reprodução não estavam funcionando e uma equipe de especialistas foi contratada para fazer o procedimento artificial. O filhote veio ao mundo pesando 100 pounds (45kg), fruto de uma indução de ovulação e fertilização in vitro.

O baby rhino pertence à uma espécie muito rara de rinocerontes, originária da Índia. De acordo com o zoológico, só existem 3 mil rinocerontes desse tipo no Nepal e na Índia. A espécie é alvo constante de caçadores, que usam o chifre para fins comerciais (e ilegais) diversos.

O filhote foi gerado durante 15 meses pela mamãe rinoceronte Akuti. Nos últimos dias, Akuti vinha sendo observada de perto para que tudo corresse bem com o parto do baby rhino.

“Esse nascimento muito raro não é significativo apenas para o Zoológico de Miami, é incrivelmente importante para os esforços internacionais para manter uma população saudável de rinocerontes sob os cuidados humanos. Essa espécie é altamente vulnerável em todo o mundo”, disse o zoológico em comunicado. (Com informações do Sunsentinel)

Fonte: AcheiUSA