A Food and Drug Administration está investigando cerca de 127 relatos de convulsões ou outros sintomas neurológicos possivelmente relacionados a cigarros eletrônicos, anunciou a agência na quarta-feira, 7.

Investigadores ainda precisam determinar, no entanto, se o vaping está diretamente ligado aos casos, mas segundo a agência, é bem provável. “Casos foram relatados em usuários de cigarro eletrônico experientes e pela primeira vez, e ‘convulsões foram relatadas como ocorrendo após algumas tragadas ou até um dia após o uso”, disse a FDA.

Pais e alunos brasileiros denunciam aumento de cigarros eletrônicos e drogas em escolas da FL

Várias pessoas já haviam tido um diagnóstico de convulsão, disse a agência quando começou a investigar os casos, e algumas também usavam outras drogas, como a maconha.

“A FDA está continuando sua investigação científica para determinar se há uma relação direta entre o uso de cigarros eletrônicos e um risco de convulsão ou outros sintomas neurológicos “, disse o Dr. Ned Sharpless, o comissário da FDA em exercício.

Segundo a FDA, os casos relatados ocorreram entre 2010 e 2019, e além de convulsões, algumas pessoas relataram desmaios ou tremores. Sharpless disse que “ainda não tem informações suficientes para determinar se os cigarros eletrônicos estão causando esses incidentes relatados”, mas pediu ao público que continue enviando relatórios.

Informações adicionais “podem nos ajudar a identificar fatores de risco comuns e determinar se qualquer atributo específico de um cigarro eletrônico, como conteúdo ou formulação de nicotina, pode ser mais propenso a contribuir para convulsões”, informou.

Em abril, o FDA anunciou que recebeu 35 relatos de apreensões relacionadas a vaping, particularmente entre usuários mais jovens. “Convulsões ou convulsões são efeitos colaterais potenciais conhecidos da toxicidade da nicotina”, disse a agência.

Assim, a FDA orienta que casos semelhantes podem ser comunicados ao FDA pelo site oficial com especificações do produto envolvido e quaisquer condições médicas que tenha ocorrido.

Aumento de cigarro eletrônico

Na Flórida, dos 11 aos 18 anos, o uso de cigarros eletrônicos aumentou de 25,8% em 2016 para 27% em 2018. A quantidade de pessoas que relataram ter consumido nos últimos 30 dias aumentou 43% em dois anos, indo de 9,6% em 2016 para 13,7% em 2018, de acordo com a Florida Alcohol and Drugs Abuse Association.

Os vaporizadores são cada vez mais relatados para o uso de maconha, metanfetamina e novas substâncias psicoativas e são usados por aproximadamente um em oito alunos do ensino fundamental (middle school) e um em cada três estudantes do ensino médio (high school), de acordo com o Florida Youth Substance Abuse Survey.

O post FDA investiga mais de 120 relatos de convulsões relacionados ao vaping apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News