A lista de produtos higienizantes para as mãos que devem ser evitados emitida pela U.S. Food and Drug Administration (FDA) aumentou para 101 unidades. 

Com base nos resultados dos testes da FDA, além do perigo de intoxicação por metanol dos produtos anunciados anteriormente, os incluídos por último têm “níveis relativamente baixos de álcool etílico ou álcool isopropílico, que são ingredientes ativos em produtos desinfetantes para as mãos”, de acordo com o departamento.

Muitos, embora não todos, foram colocados em recall. A agência diz que, na maioria dos casos, o metanol não aparece no rótulo do produto, mas que “não é um ingrediente aceitável em nenhum medicamento, incluindo desinfetante para as mãos, mesmo que o metanol esteja listado como ingrediente no rótulo do produto”.

Perigo 

O metanol é uma substância tóxica quando absorvida pela pele ou ingerida. Ele é usado industrialmente como solvente, pesticida e fonte alternativa de combustível, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC). A exposição a ele pode causar náusea, vômito, dor de cabeça, visão turva, cegueira permanente, convulsões, coma, danos permanentes ao sistema nervoso e morte.

O FDA diz que viu um aumento no número de “eventos adversos, incluindo cegueira, efeitos cardíacos, efeitos no sistema nervoso central e hospitalizações e morte, relatados principalmente em centros de controle de intoxicações e departamentos estaduais de saúde”.

A agência afirma que tomou medidas para impedir que os produtos entrem no país, colocando-os em um alerta de importação. A maioria dos produtos parece ter sido produzida no México e, de acordo com o alerta, deve ser evitada por representar um risco à saúde.

“Continuamos extremamente preocupados com os potenciais riscos sérios de desinfetantes para as mãos à base de álcool que contenham metanol”, afirmou o comissário da FDA Stephen M. Hahn em comunicado. “Produzir, importar e distribuir desinfetantes para as mãos tóxicos representa uma séria ameaça ao público e não irá ser tolerado.”

Alguns higienizantes na lista da FDA são:

4E Global’s Blumen Clear Advanced Hand Sanitizer with 70% Alcohol
4E Global’s Blumen Advanced Instant Hand Sanitizer Clear Ethyl Alcohol 70%
4E Global’s Blumen Advanced Instant Hand Sanitizer Clear
4E Global’s Klar and Danver Instant Hand Sanitizer (labeled with Greenbrier International Inc.)
4E Global’s Modesa Instant Hand Sanitizer Moisturizers and Vitamin E
4E Global’s Blumen Advanced Hand Sanitizer
4E Global’s Blumen Advanced Hand Sanitizer Aloe
4E Global’s Blumen Advanced Instant Hand Sanitizer Lavender
4E Global’s Blumen Clear Lear Advanced Hand Sanitizer
4E Global’s Blumen Clear Advanced Hand Sanitizer
4E Global’s The Honeykeeper Hand Sanitizer
4E Global’s Blumen Advanced Hand Sanitizer Clear
4E Global’s Blumen Clear Advanced Instant Hand Sanitizer
4E Global’s Blumen Clear Advanced Instant Hand Sanitizer Aloe
4E Global’s Blumen Clear Advanced Instant Hand Sanitizer Lavender
4E Global’s Blumen Aloe Advanced Hand Sanitizer, with 70% Alcohol
4E Global’s Blumen Advanced Hand Sanitizer Lavender, with 70% alcohol
4E Global’s Blumen Advanced Hand Sanitizer Aloe, with 70% alcohol.

Para ver a lista completa, acesse www.fda.gov/drugs/drug-safety-and-availability/fda-updates-hand-sanitizers. Com informações da The Denver Channel e USA Today.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post FDA aumenta para mais de 100 a lista de higienizantes de mãos perigosos para a saúde apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News