SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cantora Elza Soares morreu aos 91 anos, de causas naturais, em sua casa no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (20). A notícia da morte da artista foi publicada na sua conta oficial do Instagram e vários famosos, políticos e times de futebol lamentaram a perda.

Leia Também: Elza Soares falou em seus últimos momentos: ‘Acho que vou morrer’

O cantor Caetano Veloso escreveu no Twitter que Elza morreu “na glória a que fazia jus, numa idade respeitável, afirmando a grandeza possível do Brasil”. Em outra postagem na rede destacou que compôs o samba-rap “Língua” e a convidou para cantar a parte melódica.

“Assim ela voltou a cantar e a receber atenção. Voltou à televisão e, depois, figuras tão díspares quanto Lobão e Zé Miguel Wisnik fizeram questão de trabalhar com ela.”
A apresentadora Fernanda Gentil comentou: “Nossa senhora de Deus a tenha”. A cantora Luisa Sonza escreveu: “Meu Deus, eterna”. Já atriz Viviane Araújo definiu a cantora como “diva”. ​
O ator Marcelo Médici destacou que Elza foi “uma das maiores cantoras do mundo”. A funkeira Tati Quebra Barraco declarou seu amor pela artista: “Eu te amo eternamente”. O humorista Marcelo Adnet também lamentou a morte da cantora. “Arrepiado. Foi-se nossa deusa Elza Soare”, escreveu no Twitter.

O presidente Jair Bolsonaro realizou sua tradicional live semanal nesta quinta, às 19h -portanto depois do anúncio da morte de Elza Soares-, mas não fez nenhum comentário em relação à cantora, apesar de lamentar a morte por Covid-19 do ex-deputado José Augusto Curvo.

“Notícia triste, cheguei na Câmara em 1991. E estava lá um deputado, tinha um apelido, Tampinha. Acabou de falecer; totalmente vacinado e faleceu de Covid. Deus conforte a sua família”, disse Bolsonaro.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, no Twitter, que “perdemos não só uma das melhores cantoras e vozes mais potentes do Brasil, mas também uma grande mulher, que sempre defendeu a democracia e boas causas”.

“Ela foi uma lutadora pela arte, pela vida, contra a fome, a miséria, o racismo e o machismo. Força à família, aos amigos e à legião de fãs em todo o mundo. Vá em paz, Elza. Sua voz e sua história seguirão vivas nas nossas mentes e me nossos corações”, completou o ex-presidente.

O deputado estadual Alexandre Padilha (PT-SP) comentou que a morte da artista deixa os brasileiros órfãos. “A cultura, a liberdade e o Brasil estão de luto! A perda de Elza Soares deixa o Brasil -e nós brasileiros- órfãos de uma das maiores artistas que já existiram. Sua vida será cantada a todos os vento e para todas as nossas próximas gerações”, disse Padilha.

No Twitter, o líder do MTST Guilherme Boulos (PSOL) falou sobre a morte da cantora e da sua trajetória. “Elza Soares é a síntese de um país construído por mulheres negras e fortes. Fez tudo e mais um pouco pela nossa música e nossa cultura. Vá em paz, gigante!”

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) também usou as redes sociais para lamentar a morte da artista. “Coragem de sobra, voz de multidões. Fará falta”, escreveu Haddad que compartilhou uma foto da artista com o dedo na boca pedindo silêncio.

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) publicou no Instagram um vídeo da cantora pedindo votos para ele nas últimas eleições. Na legenda da postagem, ele escreveu que a história de vida de Elza Soares é incrível.

“Que tristeza. A história de vida dessa mulher é simplesmente incrível. Nossa ‘voz do milênio’ nos deixou hoje. Tive a honra de contar com o apoio de Elza Soares, uma referência da cultura brasileira. Meus sentimentos aos parentes, amigos e a enorme legião de fãs de Elza!”

Times de futebol, como o Palmeiras e o Flamengo também publicaram notas de pesar pela morte da artista. O Flamengo publicou uma foto da cantora no Twitter com uma camiseta do time, do qual ela era torcedora.

“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte da magnífica cantora Elza Soares. Rubro-negra de coração, ela nos deixa no mesmo dia em que o craque Garrincha, seu grande amor, se foi há 39 anos.”

O administrador da conta oficial do Palmeiras no Twitter também prestou condolências aos familiares e amigos. “Com pesar, recebemos a notícia do falecimento da cantora Elza Soares, ícone da música brasileira. Lamentamos profundamente e prestamos condolências aos familiares, amigos e fãs neste momento difícil.” ​