Estão faltando motoristas de caminhão nos Estados Unidos e, para cobrir esse déficit, empresas buscam essa mão de obra em outros países. De acordo com a Bloomberg, as transportadoras estão contratando agências para buscarem esses profissionais estrangeiros.

De acordo com American Trucking Associations, em 2019 o déficit de motoristas era de 60 mil e esse número deve chegar a 100 mil em 2023.

Uma das primeiras empresas a entrar nesse programa é a Groendyke Transport Inc., que buscou uma agência de recrutamento da África do Sul para contratar os motoristas estrangeiros.

De acordo com o blog dos caminhoneiros, o problema da falta de motoristas se acentuou depois da pandemia. Muitos motoristas foram demitidos quando os níveis de fretes caíram a patamares muito baixos no início da pandemia, em abril do ano passado. Quando a economia voltou a girar, poucos meses depois, esses profissionais simplesmente buscaram outras profissões, desistindo do volante.

Além disso, como a idade média dos caminhoneiros é alta, um número muito grande tem se aposentado, e a pandemia também acelerou aposentadorias de motoristas que ainda trabalhavam, apesar da idade avançada.

“Estamos vivendo a pior falta de motoristas que vimos na história recente, de longe”, disse Jose Gomez-Urquiza, diretor executivo da Visa Solutions, uma agência de imigração com foco no setor de transporte.

Apesar de as empresas buscarem a solução fora dos Estados Unidos, os candidatos a motoristas enfrentam uma série de barreiras para imigrar. Para conseguir atuar como motorista é necessário ter carteira de habilitação americana, autorização de trabalho e uma empresa interessada na contratação do estrangeiro. Para saber mais informações sobre a carreira de caminhoneiro nos EUA, clique aqui.

Fonte: AcheiUSA