Foto3 Facebook Facebook proíbe que agentes do ICE criem perfis falsos
O Facebook informou que o DHS estaria violando as regras se os agentes criarem perfis falsos para monitorar os estrangeiros que aplicam para vistos

Uma das diretrizes da rede social impede que todos os seus usuários criem identidades forjadas

A administração do Facebook não concorda com o plano das autoridades migratórias dos EUA de criar perfis falsos na rede social para investigar estrangeiros que aplicam para vistos. A rede informou que o Departamento de Segurança Nacional (DHS) estaria violando suas regras se os agentes do Departamento de imigração (ICE) ou Departamento de Cidadania & Serviços Migratórios (USCIS) criarem perfis falsos para monitorar as pessoas que aplicam para vistos, residência legal permanente (green card) e cidadania.

No final de agosto, o DHS suspendeu a proibição da criação de perfis falsos nas redes sociais. O fato ocorreu depois que os EUA decidiram exigir que todos requerentes de vistos informassem os nomes deles nas redes sociais durante os últimos 5 anos. O USCIS alegou que a criação de identidades falsas facilitaria para os investigadores descobrirem sinais de fraude ou questões de segurança quando permitir a entrada de alguém no país.

“As autoridades de segurança, como qualquer um, são obrigadas a usar seus nomes verdadeiros no Facebook e nós tornamos essa política clara. Operar contas falsas não é permitido e nós agiremos contra qualquer conta que viole isso”, disse Sarah Pollack, porta-voz do Facebook.

A criação de perfis falsos é também contra as diretrizes do Twitter, mas informou que ainda está revisando as regras do DHS. Os agentes não estão permitidos a adicionar ou sequer seguir os indivíduos que eles estiverem investigando. Eles podem somente olhar postagens públicas e detalhes do perfil, mas não interagir com as pessoas. A forma com que os agentes investigam indivíduos não importa, embora: A questão é que eles ainda terão que criar contas falsas.

Não foi informado se o Facebook planeja impedir que as autoridades criem identidades falsas. Ultimamente, a rede social vem cancelando em massa identidades falsas. No início de 2019, foram canceladas 2 bilhões de contas somente no 1º trimestre.

Fonte: Brazilian Voice