A Fórmula 1 vai contar com um recorde de 24 corridas no próximo ano. Aprovado pelo Conselho Mundial de Automobilismo, o Campeonato Mundial da FIA de 2023 terá início no dia 5 de março no Bahrein com término em 26 de novembro em Abu Dhabi. Essa decisão conta com o retorno dos GPs da China e do Catar. Terá ainda a prova de Las Vegas, que chega na penúltima rodada para uma corrida de sábado à noite.

Stefano Domenicali, CEO e presidente da Fórmula 1, falou sobre o anúncio do calendário e disse estar animado com o impulso que a categoria vem ganhando no mundo.

“Estamos empolgados em anunciar o calendário com 24 corridas ao redor do planeta. Temos uma demanda sem precedentes para sediar corridas e é importante que tenhamos o equilíbrio certo para todo o esporte. Estamos satisfeitos com o forte impulso que a F-1 continua experimentando e é uma ótima notícia que poderemos trazer aos nossos fãs apaixonados uma nova mistura de novos locais como Las Vegas.”

Mohammed Ben Sulayem destacou também o aumento em escala global com o acréscimo de corridas. “A presença de 24 corridas no calendário é mais uma evidência do crescimento e do apelo do esporte no mundo.”

Outro dado importante definido nesta terça-feira foi a manutenção do GP de Mônaco por mais dois anos. Um novo contrato foi acertado até 2025 garantindo assim a tradicional prova na Fórmula 1. As ruas de Monte Carlo têm sido uma parte importante do campeonato desde a primeira rodada em 1950.

Na nova ordem do calendário, Mônaco sediará a oitava rodada da temporada e está prevista para ser realizada no dia 28 de maio.

“Tenho o prazer de de confirmar que estaremos correndo em Mônaco até 2025 e animado por estar de volta às ruas deste famoso Principado”, disse Stefano Domenicali.