De acordo com um novo estudo, publicado no Journal of American College of Cardiology, ter muita gordura à volta do coração aumenta drasticamente o risco de insuficiência cardíaca.

 
Para chegar a esta conclusão, os investigadores utilizaram dados de um estudo cardíaco de longo prazo no National Institutes of Health (NIH). Foram analisadas tomografias de quase 7.000 americanos entre os 45 e 84 anos. Nenhum dos participantes do estudo tinha doença cardíaca quando o estudo começou. Mas nos 17 anos seguintes, 400 deles desenvolveram insuficiência.

Os cientistas descobriram que o excesso de gordura pericárdica aumenta o risco de insuficiência cardíaca tanto em mulheres quanto em homens – mesmo após o ajuste de fatores de risco bem conhecidos, como idade, consumo de cigarro e álcool, estilo de vida sedentário, hipertensão, açúcar elevado no sangue, colesterol alto e ataques cardíacos anteriores.

Ainda assim, o risco é mais elevado em mulheres: os investigadores identificaram um aumento de 100% (ou risco duplicado) nas mulheres e cerca de 50% nos homens.