Os Estados Unidos vão exigir que todos os passageiros que chegarem do Reino Unido apresentem um teste de Covid negativo. A decisão, que entra em vigor na segunda-feira (28), vale para cidadãos de qualquer nacionalidade, inclusive americanos. Para embarcar de qualquer um dos países do Reino Unido, que é formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, só com o teste negativo de Covid feito, no máximo, três dias antes da viagem.

Três empresas aéreas americanas e britânicas já estavam exigindo os exames desde a semana passada. Numa quarta empresa, o resultado só era obrigatório para passageiros com destino a Nova York, a pedido do governador do estado, Andrew Cuomo. Se o passageiro não apresentar o exame, a companhia aérea deve impedir que ele embarque para os Estados Unidos. O resultado pode ser impresso ou virtual, mas tem que vir com essa palavrinha: “negativo”.

EUA exigirá teste negativo de covid-19 para passageiros do Reino Unido | Mundo e Ciência | O Dia

O comunicado do Centro de Controle de Doenças diz que “esse requerimento adicional vai fortalecer a proteção do público americano e garantir as viagens internacionais com responsabilidade”. O documento explica que vírus passam por mutações constantemente e que análises preliminares sugerem que a variante encontrada no Reino Unido pode ser até 70% mais contagiosa que as amostras até então conhecidas do novo coronavírus. O infectologista da força-tarefa da Casa Branca, Anthony Fauci, disse que, provavelmente, a variante britânica do coronavírus já está circulando nos Estados Unidos. Por isso, descartou que os passageiros vindos do Reino Unido fossem impedidos de entrar no país, e sugeriu a exigência dos exames.

Fonte: Brazilian Press