Uma investigação da agência de notícias AP revelou que o governo de Donald Trump usa quartos de hotéis para prender crianças imigrantes enquanto aguardam o processo de deportação.  A reportagem identificou a prática em Hotéis da rede Hilton no Texas e no Arizona, próximos à fronteira com o México. Pelo twitter, a administração dos hotéis afirmou não ter conhecimento do assunto e cancelou as reservas para as próximas semanas. 

Os hotéis foram usados mais de 200 vezes e as reservas foram feitas em nome de uma empresa privada contratada pela U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE).  Algumas das crianças detidas tinham menos de 1 ano de idade. 

O hotel Hilton na cidade de McAllen, no Texas, foi usado ao menos 123 vezes nos últimos dois meses. Outras duas unidades da rede em Phoenix, no Arizona, e El Paso, no Texas, também foram utilizados, mas com menos frequência. 

 Ao jornal New York Daily News, a rede de hotéis Hilton confirmou que reservava os quartos , mas disse não ter conhecimento de que as acomodações recebiam imigrantes menores de idade. “A política do hotel não permite o uso dos quartos para detenção de nenhum tipo” esclareceu a rede em comunicado.

A U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) ainda não se pronunciou sobre esta situação, embora tenha confirmado a existência de funcionários que estão  realizando o transporte das crianças para os hotéis. 

Fonte: AcheiUSA