Filho e neto de Billie Wayne Coble agrediram outras pessoas que testemunhavam execução na prisão estadual de Hunstville e tiveram que ser algemados; eles foram liberados sob fiança. Homem de 70 anos foi condenado por matar ex-sogros e cunhado em 1989.

O caos irrompeu do lado de fora da câmara da morte do Texas quando o filho de um preso condenado bateu nas janelas da câmara, gritou obscenidades e fez um escândalo depois que seu pai falou suas últimas palavras. Billie Wayne Coble, um veterano da Guerra do Vietnã que matou os pais e o irmão de sua ex-mulher e ameaçou fazer o mesmo com ela em 1989, disse a cinco testemunhas que ele escolheu para participar de sua execução na noite de quinta-feira (28) que os amava. Coble então assentiu enquanto eles assistiam de uma sala de testemunhas, dizendo: “Cuidem-se”.

Resultado de imagem para Billie Wayne Coble

Quando ele terminou de falar, seu filho, neto e nora ficaram emocionados, e os homens passaram a agredir outros que estavam no local. Os policiais intervieram, mas disseram que os homens continuaram a resistir e acabaram sendo transferidos para um pátio, onde foram algemados e presos. “Por que você está fazendo isso?”, perguntou a mulher. “Eles acabaram de matar o pai dele”. Enquanto os homens estavam sendo controlados do lado de fora, uma única dose de pentobarbital foi injetada em Coble. Ele ofegou várias vezes e começou a roncar à medida que a dose letal de droga estava sendo administrada dentro da câmara da morte na penitenciária estadual em Huntsville.

Gordon Wayne Coble é retirado da Penitenciária Estadual do Texas, em Huntsville, após provocar uma confusão durante a execução de seu pai, Billie Wayne Coble, na quinta-feira (28) — Foto: Jerry Larson/Waco Tribune-Herald via AP

Ele foi declarado morto 11 minutos depois, às 18h24. Seu filho e neto, mais tarde identificados como Gordon Wayne Coble, de 45 anos, e Dalton Coble, de 21, foram presos sob acusação de resistir à prisão e conduta desordeira. Ambos foram liberados sob fianças de US$ 1 mil cada. Billie Wayne Coble, de 70 anos, foi o preso mais velho executado pelo Texas desde que o estado retomou a pena de morte em 1982. Ele foi o terceiro preso executado este ano nos EUA e o segundo no Texas, o estado que mais executa pessoas no país. Coble foi condenado há quase três décadas pelas mortes de Robert e Zelda Vicha, e do filho deles, Bobby Vicha, em agosto de 1989. As vítimas foram mortas em casas separadas em Axtell, a nordeste de Waco.

Resultado de imagem para Billie Wayne Coble

Perturbado com o divórcio pendente, Coble sequestrou sua esposa, Karen Vicha. Ele foi preso e depois libertado sob fiança. Nove dias após o sequestro, ele foi até a casa dela, onde algemou e amarrou suas três filhas e um sobrinho, J.R. Vicha, segundo os investigadores. Em seguida, ele foi para as casas de Robert e Zelda Vicha, 64 e 60, respectivamente, e Bobby Vicha, 39, que morava nas proximidades, e os matou a tiros. Depois que Karen Vicha voltou para casa, Coble a sequestrou novamente. Ele a levou embora, agrediu e ameaçou estuprá-la e matá-la. Ele foi preso depois de destruir o veículo condado vizinho de Bosque após uma perseguição policial.

Resultado de imagem para Billie Wayne Coble

Fonte: Brazilian Press