Michael Knapinski voltou a vida depois do coração dele parar em pleno hospital. Ele praticava escalada no Parque Nacional do Monte Rainier, em Washington, nos EUA, quando se perdeu na crescente neve que caía e se viu preso pelas duras condições climáticas. Encontrado no dia seguinte, ontem, após horas de buscas conduzidas por helicóptero, ele protagonizou uma “recuperação milagrosa”, dizem os médicos.

Knapinski foi içado por uma aeronave de resgate e conduzido ao Centro Médico de Harborview, em Seattle. Na chegada, o homem de 45 anos estava inconsciente, apresentava sinais de hipotermia e seu pulso era baixo, informa o Dr. Nick Johnson, um dos médicos presentes na sala de emergência. Minutos depois, o coração do paciente parou de bater. Pelos próximos 45 minutos, médicos e enfermeiros executaram manobras de ressuscitação e conectaram Knapinski a uma máquina que filtrava o sangue por um oxigenador, antes de enviá-lo de volta ao coração e pulmões do paciente.

Michael Knapinski Seattle hiker brought back to life via ECMO machine

“Ele estava à beira da morte”, disse o Dr. Sam Arbabi, diretor médico do centro de cirurgia do hospital em Harborview. Mas hoje, Knapinski já estava sentado na cama dele de hospital, com coração e pulmões funcionando perfeitamente, e capaz de expressar gratidão pelo resgate. “Ele estava tão morto quanto alguém fica antes de realmente morrer”, destaca o Dr. Arbabi. “Para essa pessoa voltar e o estado mental dela ser ótimo, é o mais milagroso que podemos ver na medicina”.

I was dead for 45 minutes!" Hiker rescued after getting lost in the mountains | TAG24

Como ele se perdeu

Knapinski detalhou ao jornal norte-americano The Seattle Times como ele se perdeu no Parque Nacional do Monte Rainier: Ele e um amigo decidiram se separar e combinaram a reunião para uma área do parque chamada de Paraíso. Knapinski usava calçados de neve, enquanto o amigo viajava por ski. Entretanto, o tempo piorou, atingindo “condições de nevasca”, segundo Knapinski. “Eu não conseguia enxergar qualquer coisa que fosse”. A última coisa que ele se lembra é de tentar dar passos curtos, antes de apagar. “Não sei o que aconteceu. Acho que eu caí”, diz.

He came back from the dead': Lost Mount Rainier hiker starts to recover after rescue in whiteout conditions | The Seattle Times

Fonte: Brazilian Press