Foto: Reuters

Os Estados Unidos e o México selaram um programa de cooperação bilateral que contempla um investimento bilionário no sul mexicano e nos países da América Central. O plano visa impulsionar o progresso e frear a migração, anunciou o ministro do Exterior mexicano, Marcelo Ebrard, na terça-feira, 18.

O governo americano anunciou uma contribuição total de US $ 10,6 bilhões, a maior parte dos quais será alocada a partir de programas de ajuda existentes. Cerca de US $ 4,5 bilhões dessa quantia vêm de novos empréstimos, garantias de empréstimos e outros apoios do setor privado que poderiam estar disponíveis através da Corporação de Investimento Privado no Exterior (Opic).

Do montante previsto pelos EUA, cerca de 5,8 bilhões de dólares será para crescimento econômico e reformas em Guatemala, Honduras e El Salvador. Outros 4,8 bilhões de dólares estão destinados a investimentos no sul do México.

Reunião Bilateral

Os dois Estados buscam combater a migração de centro-americanos e moradores do sul mexicano. Além disso, está programada para o fim de janeiro uma reunião bilateral sobre migração, de acordo com os ministérios de Relações Exteriores de ambos os países.

Os EUA respaldam o plano do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que busca promover o desenvolvimento na América Central para gerar condições que façam com que as pessoas desistam de emigrar. Os 4,8 bilhões de dólares de Washington se somam aos 25 bilhões de dólares que o governo mexicano quer injetar na região sul nos próximos cinco anos.

“O México e os Estados Unidos vão liderar o trabalho com parceiros regionais e internacionais para construir uma América Central mais próspera e segura, e assim abordar as causas subjacentes da migração”, afirmou Ebrard. Além disso, os dois países continuarão a colaborar com os setores privados de seus países.

O post EUA e México prometem bilhões para reduzir migração da América Central apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News