Os Estados Unidos provavelmente vão impôr restrições de viagem a brasileiros neste domingo (24), disse o consultor de segurança nacional da Casa Branca, Robert O’Brien, em entrevista a um canal de televisão norte-americano.

“Esperamos que seja temporária, mas, devido à situação no Brasil, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger o povo americano”, disse O’Brien à emissora CBS. Ele também falou que as restrições a outros países do Hemisfério Sul serão analisadas caso a caso. Se confirmada, a proibição de entrada para viajantes brasileiros vem dois dias depois do Brasil ter se tornado o segundo país com mais casos confirmados de coronavírus no mundo, atrás apenas dos EUA.

Robert O'Brien cuts National Security Council staff - Washington Times

Trump disse considerar imposição

Na terça-feira (19), o presidente Donald Trump disse que considerava impor uma proibição de entrada de viajantes do Brasil. Essa não foi a primeira vez que ele falou em banir voos do país para os EUA. Em 28 de abril, ele sugeriu o mesmo quando disse que acompanhava “de perto” o que chamou de “surto sério” de novo coronavírus no Brasil.

“Não quero que as pessoas venham aqui e infectem o nosso povo. Também não quero pessoas doentes lá. Estamos ajudando o Brasil com respiradores. O Brasil está com alguns problemas, sem dúvida”, acrescentou Trump. Em janeiro, o presidente dos EUA suspendeu a entrada da maioria dos viajantes da China, onde o surto começou. Já no começo de março, ele impôs restrições de viagem a pessoas vindas da Europa.

Robert O'Brien, conselheiro de segurança nacional do governo Trump, em imagem de julho de 2019 — Foto: Erik Simander/AP

Fonte: Brazilian Press