O estado da Flórida moveu uma ação contra a administração do presidente, Joe Biden, pela política de imigração conhecida como “catch and release”, que permite a liberação de imigrantes indocumentados que foram detidos após cruzarem a fronteira.

“As políticas ilegais de fronteira do governo Biden prejudicam” os “interesses quase soberanos” deste Estado ao obrigá-lo a “incorrer em despesas de milhões de dólares”, enfatiza a ação, movida pela procuradora Ashley Moody, da Justiça federal em Pensacola, Flórida.

“Queremos que as políticas predecessoras” do governo Donald Trump (2017-2021) sobre imigração sejam reintegradas, disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, em uma entrevista coletiva na qual criticou o que considera “políticas de migração destrutivas” e “fronteiras abertas”.

O governador disse que desde que o democrata Biden assumiu o cargo em janeiro passado, a Patrulha da Fronteira “liberou quase 250 mil imigrantes ilegais” no país. “É absolutamente uma crise”, disse DeSantis, que aproveitou a entrevista coletiva para anunciar a nomeação do ex-procurador federal Larry Keefe como o novo comandante da Segurança Pública do estado.

DeSantis disse que a crise foi criada após a eliminação de políticas de imigração como “Permanecer no México”, estabelecidas em 2019 pelo republicano Trump, seu padrinho político, atualmente alvo de uma batalha judicial, e pela qual cerca de 70.000 migrantes foram forçados a esperar no país vizinho a evolução dos seus pedidos de asilo.

O governador disse que muitos desses requerentes de asilo “nem sequer se qualificam” para isso, e sim os números “falam por si”. O Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras revelou que em agosto mais de 208.000 imigrantes ilegais foram apreendidos na fronteira sul dos Estados Unidos, 2% a menos que os mais de 212.000 em julho, o pico mais alto dos últimos 20 anos. O governador observou que em julho mais de 60.000 estrangeiros ilegais foram detidos e posteriormente libertados pela Patrulha de Fronteira, um “aumento gigantesco” dos 1.324 dessa categoria que foram libertados em janeiro.

Ele acrescentou que no último mês da administração Trump, apenas 17 pessoas que se enquadraram nessa categoria foram liberadas. O processo é contra o Departamento de Segurança Interna (DHS) e agências subordinadas, como o Serviço de Imigração e Fiscalização Alfandegária (ICE), bem como o Secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, a quem DeSantis, conforme lembrado hoje, perguntou a ele no mês passado para restabelecer as políticas de imigração de Trump.

O promotor Moody afirmou que a Flórida gasta cerca de US $ 100 milhões a cada ano para “encarcerar pessoas indocumentadas”, além de outros valores adicionais relacionados a serviços sociais.

“Os cartéis de drogas estão fazendo um piquenique, estão vendo seus lucros aumentarem”, exclamou Moody. Na conferência, DeSantis anunciou a assinatura de uma ordem executiva que, entre outras coisas, proíbe todas as agências da Flórida sob a alçada do governador de “facilitar a imigração ilegal” para este estado, além de pedir-lhes que coletem informações. “Sobre o escopo e custos da imigração ilegal “. Ele especificou que Keefe ficará encarregado de supervisionar a ordem, bem como tudo relacionado à imigração neste estado.

Fonte: Brazilian Press