DA REDAÇÃO com Colleen Tressler – Você precisa de mais espaço do que um apartamento, condomínio ou sobrado pode oferecer, mas não está pronto para comprar? O aluguel de uma casa pode ser a solução. Porém, nem todas listagens de aluguéis de casas são verdadeiras, então aqui estão algumas dicas e ferramentas para ajudar você a evitar ser vítima no golpe do aluguel.

De acordo com membros do Conselho Nacional de Aluguéis de Casas (NRHC), que são proprietários de casas para alugar, golpistas usam uma variedade de táticas para tomar o dinheiro das pessoas. Alguns sequestram uma listagem de aluguéis verdadeira alterando o endereço do e-mail ou outras informações de contato e então colocam o anúncio alterado em outro site. Outros conseguem acessos importantes em caixas de segurança, fazem cópias e posam como legítimos agentes de aluguéis. Outros ainda podem listar uma propriedade que já foi alugada e tentam coletar dinheiro de pagamentos de taxas, depósitos de segurança e mesmo o primeiro mês de aluguel.

Aqui estão algumas dicas para evitar golpes dos aluguéis:

Faça uma pesquisa online sobre a companhia de aluguel. Entre com seu nome mais palavras como “review,” “complaint” ou “scam”. Se encontrar comentários negativos, saia fora.

Sentiu uma energia positiva? Listas de aluguéis de casas podem aparecer em vários locais, inclusive websites de companhias de aluguéis e serviços como Zillow, Trulia ou Craigslist. Se você encontrar uma listagem da companhia de aluguéis em algum destes serviços de listagem online, faça uma pesquisa do endereço da casa para se certificar se consta mesmo no website da companhia de aluguéis. Caso não esteja, pode ser picaretagem.

Compare preços. O preço do aluguel é muito menor do que os aluguéis similares? Isto deve soar como alerta.

Faça uma visita. Peça por identificação. Agentes devem ter crachás de identificação com foto emitidos pela companhia que possui ou administra a propriedade.

Algo incompleto? Faça uma solicitação através da empresa de aluguéis, por intermédio de um corretor imobiliário licenciado ou em websites com as listagens.

Antes de assinar o contrato de aluguel, procure por assinaturas com o nome do dono ou administrador da propriedade. Ligue para a companhia antes de fechar negócio com qualquer pessoa.

Nunca pague em dinheiro, transferências eletrônicas ou cartões de presente. Se alguém disser para você pagar desta maneira, certamente é sinal de golpe. Transferência de dinheiro é como enviar dinheiro em espécie — assim que enviou, não dá mais para recuperar. Com relação aos cartões de presentes, são feitos para presentes e não para pagamentos.

Se você identificar um golpe de aluguel, informe o policial local e o FTC – ftc.gov.

*Colleen Tressler é especialista em educação do consumidor da Federal Trade Commission (FTC).

Fonte: AcheiUSA