Maria Carolina Leiteiro Oliveira é profissional responsável pelo tratamento odontológico de pacientes em UTI´s.

A cavidade oral é considerada, por especialistas, a abertura para a entrada de muitos microrganismos. Isso acontece por apresentar características bastante propícias para o desenvolvimento, como a temperatura e a umidade, que facilitam a permanência delas. Em vista disso, há uma enorme preocupação dos cirurgiões-dentistas, médicos e enfermeiros em relação a saúde bucal dos pacientes, principalmente nas unidades de terapia intensiva (UTI’s), onde os pacientes se encontram mais vulneráveis e, diante do cenário atual, infectados pelo coronavírus.

A dentista e especialista Maria Carolina Leiteiro Oliveira, profissional responsável pelo tratamento dos pacientes em algumas redes de hospitais que atuam no tratamento odontológico à frente da COVID-19, explica que os microrganismos provenientes da boca podem causar infecções generalizadas, como a pneumonia e a sepse, que são doenças complexas e que podem causar danos mais graves ao organismo.

“Pacientes acamados em UTI’s devem receber cuidados com a saúde bucal visando limitar a disseminação desses microrganismos. Ou seja, o tratamento tem como objetivo impedir que os microrganismos se disseminem da cavidade oral para outras regiões, como o trato respiratório. Sabe-se que pneumonias associadas à ventilação mecânica podem retardar a recuperação do paciente. O tratamento envolve higiene bucal e intervenções como restaurações provisórias, biópsia de lesões bucais e prevenção de traumas”, destaca.

Entretanto, muitas destas complicações podem ser evitadas caso o tratamento na UTI esteja vinculado a um atendimento odontológico. “Esses atendimentos são feitos nas próprias unidades de terapia intensiva e realizados por cirurgiões dentistas. Eles trabalham sempre com equipes multidisciplinares, composta por médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, e enfermeiros para ajudar no acompanhamento do tratamento”.

Dessa forma, a assistência prestada ao paciente não apenas previne as infecções bucais, mas também atua para limitar que as doenças dos pacientes acamados evoluam para quadros mais graves ou o óbito.

O novo tipo de coronavírus, identificado no fim do ano de 2019 na China, pertence a uma grande família viral que atinge o sistema respiratório. Portanto, vê-se assim a necessidade de cirurgiões dentistas não apenas para realizar os procedimentos odontológicos comuns nas UTI’s, mas também para combaterem a disseminação desse vírus pelas vias aéreas. “Eu e minha equipe seguimos todos os protocolos de recomendação da ANVISA, para atuar na Higiene Bucal dos Pacientes internados na UTI frente ao coronavírus”, ressalta.

Para o atendimento de pacientes críticos em UTI, além dos cuidados tradicionais, recomenda-se não usar alta ou baixa rotação e spray de água em procedimentos. Caso haja necessidade absoluta deste uso, deve ser feito em centro cirúrgicos, utilizando isolamento absoluto, protetores faciais e máscaras N95. “Utilizar, sempre que possível, instrumentos manuais para minimizar a geração de aerossóis, usar aspirador descartável durante todo o atendimento e suturas absorvíveis. Recomenda-se também evitar radiografias intra-orais”, alerta Dra. Maria Carolina.

A especialista trabalha em conjunto com outros cirurgiões dentistas que atuam diretamente nas UTI’s, assim como os outros profissionais da área da saúde que estão em contato com pacientes contaminados pelo coronavírus, se encontram bastante susceptíveis à contaminação. Isso acontece pelo fato de trabalharem em contato próximo com os pacientes e fluidos corporais, os principais transmissores da doença. “Todos tomam medidas preventivas preconizadas nas UTI’s, para diminuir o risco de contaminação e de transmissão. Dessa forma, haverá mais segurança para a equipe, o paciente e o próprio profissional”, conclui.

*Maria Carolina L. B. de Oliveira é dentista e graduada pela Universidade São Paulo. Possui uma clínica odontológica chamada L.B Sorrisos Assistência odontológica há 11 anos, todos dedicados ao atendimento ao idoso e implantação de próteses aliado a tratamento estéticos. Devido ao seu atendimento diferenciado, se tornou referência no segmento em que atua.

Para mais informações, acesse: https://www.facebook.com/LBSorrisos

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Especialista explica como deve ser o tratamento odontológico na UTI em pacientes contaminados pela Covid-19 apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News