Marluce Balbino

A Estação Primeira de Mangueira, única escola de samba a desfilar sob gritos de “É campeã” no Grupo Especial do Rio de Janeiro, é a vencedora do Carnaval 2019. É o 20º título da escola, que levou o enredo, de Leandro Vieira, que destacava heróis que não estão nos livros de história ou nos quadros de museus, como o Imperial.

“Tem sangue retinto pisado atrás do herói emoldurado. Mulheres, tamoios, mulatos, eu quero um país que não está no retrato”, diz um trecho do samba campeão, que ainda cita Leci Brandão, Jamelão, Dandara, Zumbi dos Palmares e a vereadora Marielle Franco, assassinado há um ano no Rio, e cujos culpados ainda não foram presos.

Marluce Balbino

Fazendo um desfile mais rico que o da Mangueira e impecável em alegorias e fantasias, a Visa Isabel contou uma história oposta, com os heróis oficiais que brilharam na cidade de Petrópolis. Acabou ficando em terceiro lugar, apesar de um samba não tão bom. A segunda colocação ficou com a Viradouro, na volta ao Grupo Especial, com enredo de Paulo Barros. Portela, em quarto, homenageando Clara Nunes, Salgueiro em quinto e Mocidade Independente em sexto completam o time de campeãs que desfilam no próximo sábado.

Artur Luiz Andrade

Marluce Balbino

Em São Paulo a campeã também levou um enredo social. A Mancha Verde homenageou as mulheres negras e mostrou imagens fortes de tortura e violência contra elas. Na Mangueira, também não houve eufemismo para cenas de violência contra negros, índios e pobres em geral. O desfile em São Paulo será na sexta-feira, novamente contando a história da princesa Aqualtune, da Áfica, avó de Zumbi dos Palmares.

No Rio foram rebaixadas a Imperatriz Leopoldinense e a Império Serrano. Em São Paulo a Vai Vai e a Acadêmicos do Tucuruvi desceram para o grupo de acesso.

Confira a letra do samba-enredo da Mangueira (de autoria de Deivid Domênico, Tomaz Miranda, Mama, Marcio Bola, Ronie Oliveira e Danilo Firmino) e veja fotos do desfile campeão no álbum abaixo.

BRASIL, MEU NEGO
DEIXA EU TE CONTAR
A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA
O AVESSO DO MESMO LUGAR
NA LUTA É QUE A GENTE SE ENCONTRA

BRASIL, MEU DENGO
A MANGUEIRA CHEGOU
COM VERSOS QUE O LIVRO APAGOU
DESDE 1500
TEM MAIS INVASÃO DO QUE DESCOBRIMENTO
TEM SANGUE RETINTO PISADO
ATRÁS DO HERÓI EMOLDURADO
MULHERES, TAMOIOS, MULATOS
EU QUERO UM PAÍS QUE NÃO ESTÁ NO RETRATO

BRASIL, O TEU NOME É DANDARA
E A TUA CARA É DE CARIRI
NÃO VEIO DO CÉU
NEM DAS MÃOS DE ISABEL

A LIBERDADE É UM DRAGÃO NO MAR DE ARACATI
SALVE OS CABOCLOS DE JULHO
QUEM FOI DE AÇO NOS ANOS DE CHUMBO
BRASIL, CHEGOU A VEZ
DE OUVIR AS MARIAS, MAHINS, MARIELLES, MALÊS

MANGUEIRA, TIRA A POEIRA DOS PORÕES
Ô, ABRE ALAS PROS TEUS HERÓIS DE BARRACÕES
DOS BRASIS QUE SE FAZ UM PAÍS DE LECIS, JAMELÕES
SÃO VERDE E ROSA AS MULTIDÕES

Fonte: PANROTAS