O emoji cresceu em popularidade ao longo dos anos, tornando-se uma prática comum em conversas casuais e profissionais. Mas enquanto o próprio fato de usar esses ícones pode parecer algo jovem e moderno (em comparação com antigamente), dependendo da ‘carinha’ ou imagem que você esteja usando, o efeito pode ser o oposto e você pode parecer o ‘tiozão’ ou ‘tiazona do Zap’!

Um estudo com 2.000 jovens, com idades entre 16 e 29 anos, analisou quais emojis são cringes (considerados “de meia-idade”) e fez a Geração Z revirar os olhos. Mas não é apenas esse público que concorda.

A consultora de negócios Sue Ellson diz que pode ser a hora de assumir a liderança da geração mais jovem quando se trata de usar símbolos, relata o Daily Mail, embora ela também acredite que os emojis nunca superarão as palavras, pois muito pode se perder na tradução da mensagem.

Na galeria, descubra quais os 10 principais emojis que fazem você parecer velho e saiba quais as melhores substituições. Há ainda opções de texto que você pode enviar para evitar toda a confusão e que as pessoas tentem adivinhar quantos anos você realmente tem.