O número de brasileiros que recebeu o green card em 2018 por meio do visto EB-5, voltado para investidores, bateu recorde. No ano passado, o país recebeu 388 vistos do tipo, um crescimento de 37,5% em relação a 2017 e de 1.041,2% em comparação a 2015.

Os chineses mantiveram a liderança nesse quesito com 4.642 (número bem inferior a 2017 quando os chineses receberam 7.567 autorizações) e os vietnamitas, em segundo obtiveram 693 vistos desse tipo. Na América Latina, o Brasil é seguido pela Venezuela (237), México (174) e Colômbia (56).

Na opinião de Julian Montero, advogado da área corporativa com escritório em Miami, o Brasil é um dos principais parceiros comerciais da Flórida e a participação de brasileiros como investidores, em especial no Sul da Flórida, tende a crescer. “Os brasileiros tendem a colocar o dinheiro do EB-5 em projetos na Flórida e também a se mudarem em maior número para a Flórida e isso ajuda no crescimento da economia local”, enfatiza Montero, que acredita que o número de brasileiros que tenham o EB-5 aprovado só tende a crescer.

“Existe um consenso geral de que pode haver um aumento na atividade de investimento do Brasil nos EUA, à luz do recente fortalecimento do real, que agora se estabilizou em torno de R$ 3,70 frente ao dólar. Há uma expectativa de que o real possa se fortalecer ainda mais em 2019, dependendo da implementação das reformas de Bolsonaro. Isso deve significar o crescimento contínuo do número de candidatos ao EB5 no Brasil”, acrescenta Montero.

Brasil em alta

“Caiu a ficha do brasileiro para o fato de que no Brasil não precisa somente mudar o presidente da República para que algo ocorra. A quantidade de brasileiros querendo deixar o país buscando expandir seus negócios no exterior é muito grande. Neste momento de crise, os empresários já têm a percepção de que não podem ficar parados esperando que algo aconteça e isso pode se estender por muitos anos. Com isso, muitos preferem investir o que têm fora do caos e assim partem com suas famílias”, destaca DanielToledo, advogado especialista em Direito Internacional e sócio-diretor da Loyalty Miami, consultoria que cuida da implantação de negócios internacionais.

O EB-5 é uma categoria de visto voltada a estrangeiros que desejam se mudar para os Estados Unidos. Para adquirir esse tipo de visto é preciso investir a partir de 500 mil dólares em um negócio que gere 10 postos de trabalho para americanos em um período de dois anos. O investidor aprovado recebe o green card que também é concedido ao seu cônjuge e a filhos solteiros de até 21 anos, que podem trabalhar, concorrer a bolsas em faculdades ou ter matrículas gratuitas em educação infantil nos EUA, por exemplo.

O investimento funciona a partir de centros regionais, em que o investidor “empresta” o seu dinheiro para empresas americanas, para financiar obras como hospitais, escolas, etc., que visam o crescimento dos Estados Unidos. Entre os motivos do crescente número de brasileiros que opta por investir no visto EB-5 estão principalmente as incertezas políticas e econômicas do país.

 

Fonte: AcheiUSA