Embarcação precária com 50 migrantes haitianos é detida pela Guarda CosteiraUma pequena embarcação cheia de migrantes haitianos foi detida nesta semana pela Guarda Costeira americana. A embarcação estava a cerca de 72 quilômetros da costa de Cap-Haitien, de acordo com autoridades.

A tripulação do navio da Guarda Costeira Robert Yered avistou o barco na segunda-feira (20) e o parou. Um total de 50 migrantes haitianos estavam a bordo e o navio foi considerado um perigo de navegação pela Guarda Costeira, disseram autoridades.

Os migrantes foram devolvidos ao Haiti.

A Guarda Costeira dos EUA disse que o número de imigrantes haitianos que tentam chegar aos Estados Unidos de barco está ligeiramente abaixo em comparação com o ano passado, mas ressaltou os riscos extremos de segurança dessas viagens.

“Essas viagens colocam vidas em risco desnecessariamente”, disse o capitão Jason Ryan, chefe de fiscalização do 7º Distrito da Guarda Costeira. “Essas viagens muitas vezes envolvem acordos mal-intencionados com contrabandistas em embarcações improvisadas e mal equipadas que são propensas a afundar, levando à perda de vidas”.

Em março, um barco que transportava migrantes virou e matou pelo menos 10 pessoas na costa das Ilhas de Turks e Caicos. Um mês antes, 28 migrantes morreram quando um barco afundou na costa das Bahamas.

Também na segunda-feira (20), uma aeronave da Guarda Costeira avistou um barco com 10 migrantes e dois contrabandistas a bordo, a cerca de 16 quilômetros da costa da Província de Villa Clara, em Cuba.

O barco da Guarda Costeira Raymond Evans interceptou o navio e devolveu os 10 imigrantes cubanos a Cuba. Os contrabandistas foram levados sob custódia do US Immigration and Customs Enforcement. Com informações do Local10.

Relacionada:

Embarcação com 70 haitianos é pega pela Guarda Costeira e volta para casa

O post Embarcação precária com 50 migrantes haitianos é detida pela Guarda Costeira apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News