VITOR MORENO
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Jesuita Barbosa, 30, chegou ao Camarote Folia Tropical, um dos mais estrelados da segunda noite de Carnaval do Rio de Janeiro, com pressa. “Eu preciso ir ao banheiro porque estou me mijando”, disse à reportagem do Folha.

O ator só teve tempo de comentar o que estava achando do Carnaval fora de época, por causa do adiamento causado pela pandemia.

“Parece que a gente tem um termômetro diferente, o nosso relógio é acostumado com os feriados, com as coisas na hora certa”, divagou. “E parece que esse modificou, então todo mundo fica mais no estranhamento. Mas acho que Carnaval é isso aí, faz parte estranhar e desconstruir.”

Apesar da presença na folia, ele não se considera um grande folião. “Eu queria ser um carnavalesco, mas admiro muito eles”, diz. “Não é um sonho, mas ainda vou [desfilar].”

Perguntado sobre a repercussão da novela “Pantanal” (Globo), na qual vive o vegano Jove, ele disse que a novela estava um sucesso e prometeu continuar a conversa depois de se aliviar.

Ao sair do banheiro, ele preferiu desviar do repórter e entrar no meio da multidão que assistia ao desfile da Portela na área externa do camarote, próximo à pista. Porém, a alegria durou pouco, já que precisou voltar atrás para fazer fotos posadas para o fotógrafo oficial do camarote.

Foi só então que ele se abriu mais sobre as críticas a seu personagem, que virou meme por ser muito descontraído e cuja caracterização pareceu não convencer como alguém alguns anos mais jovem que ele.
“Tem muitas críticas, uma coisa muito reativa hoje em dia”, lamenta. “As pessoas assistem já dizendo o que é e acho que ‘Pantanal’ é uma saga, precisamos de um tempo para entender tudo o que acontece. Os personagens vão se desenvolvendo -estou defendendo o meu agora.”

Ele confessa ter se assustado com o que viu nas redes sociais. “Eu fui ver o Twitter e sai”, comentou. “Fui tipo apedrejado. Mas eu gosto de crítica ruim também, é instigante pra gente.”

Ele avalia que parte das críticas se dão pelo fato de a primeira fase da novela ter sido muito bem-sucedida. “Ninguém queria que acabasse”, afirma.

Jesuita diz se identificar com Jove em alguns pontos “Nas relações familiares, sexuais”, enumera. “Engraçado como isso comunica com as gerações de hoje”, reflete.

“Os meninos de 20 e poucos anos têm uma liberdade sexual muito forte”, diz. “Ainda que o governo de agora dite uma coisa oposta a isso. Mas as pessoas de até 25 anos, que é a idade do Jove, são bem livres. E a gente também é, mas uma hora a gente fica pra tiozão (risos).”

O ator negou que esteja se relacionando com a atriz Alanis Guillen, 23, que vive a Juma da novela, fato que chegou a ocupar as manchetes de sites de celebridades recentemente. “Eu estou acompanhado pela minha mãe, ela está aqui, cara”, diz.

Para ele, algumas pessoas ainda confundem realidade e ficção. “As pessoas fazem isso”, afirma. “Eu acho ótimo, espero que dê gás na novela e as pessoas assistam por causa disso também.”