Imigrantes indocumentados em New Jersey relatam receber supostas ligações de golpistas que se apresentam como agentes de imigração ou funcionários de tribunais federais para pedir dinheiro.

Muitos dos casos foram atendidos pela organização sem fins lucrativos Ángeles em Acción em Plainfield, que ajuda as vítimas desse tipo de fraude. Os golpistas estão se aproveitando do medo das vítimas dizendo que têm um processo de imigração e que poderiam ser presos se não enviarem o dinheiro com urgência. É o caso de uma mãe mexicana que pagou US $ 950 por supostos advogados de um tribunal federal de Washington para ajudá-la a não ficar atrás das grades. “Eles me disseram que eu tinha um processo por US $ 10.000 e que eles sabiam que eu não estava documentada”, disse a mãe. “Então eles me ofereceram sua ajuda para evitar sermos presos.”

De acordo com os golpistas, o processo foi alegadamente por não terem pago uma conta de telefone. Os suspeitos ligaram mais vezes para pedir dinheiro, dizendo que o dinheiro era para impedir a deportação. No entanto, a vítima registrou uma das conversas e foi a um advogado que determinou que as ligações eram de outros estados. Além disso, o dinheiro foi depositado em uma conta no Peru. “O problema é que essas pessoas aproveitam o clima político atual e as vítimas que têm medo”, disse o advogado Juan Madrid. “Os golpistas ligam de vários estados, inclusive de outros países”, acrescentou.

Os especialistas recomendam que as pessoas procurem advogados e ativistas para evitar cair em fraudes por medo de serem presas ou entrar em um processo de imigração. Além disso, lembre-se de que os escritórios do governo federal somente se comunicam com as pessoas através de cartas oficiais e não simplesmente através de uma ligação. Se precisar de assistência, entre em contato com a linha telefônica 2-1-1 em New Jersey, que o conectará ao especialista apropriado.

Fonte: Brazilian Press