Um dos grupos apreendidos. Foto: U.S. Border Patrol via El Paso Times.

Agentes da Patrulha da Fronteira dos EUA apreenderam mais de 670 migrantes cruzando ilegalmente a fronteira no setor de El Paso em três grupos separados em menos de 24 horas. As informações foram divulgadas pelo El Paso Times.

O primeiro grupo com 243 imigrantes da América Central foi detido por volta da 1h30pm de quarta-feira, 1°, na Base de Operações de Camp Bounds Forward, perto do Porto de Entrada de Antelope Wells, no Novo México, disseram oficiais da Patrulha de Fronteira dos EUA.

Cerca de 40 minutos depois, agentes em El Paso encontraram um outro grande grupo com cerca de 219 pessoas tentando atravessar a fronteira ilegalmente em um trecho da cerca próxima ao centro da cidade.

Outro brasileiro perde a vida ao atravessar a fronteira México – EUA

No dia seguinte, na quinta-feira, 2, agentes prenderam cerca de 209 imigrantes perto também de Antelope Wells, disseram autoridades.
A maioria dos grupos era formado por supostas famílias da América Central e crianças desacompanhadas, disseram autoridades.

“Esta é uma situação permanente que os agentes da Patrulha de Fronteira enfrentam no sul do Novo México e El Paso, Texas: centenas de pais e crianças estão sendo encontrados por agentes depois de terem enfrentado uma jornada perigosa ao norte nas mãos de contrabandistas inescrupulosos” disse a agência da fronteira em um comunicado de imprensa.

“As organizações criminosas continuam a explorar vidas humanas inocentes a fim de melhorar suas atividades ilícitas sem levar em conta os riscos da vida humana. Na maioria dos casos, esses contrabandistas nunca cruzam a fronteira para evitar a apreensão “.

Com isso, a captura de milhares de imigrantes ao longo da fronteira sudoeste levou os funcionários de investigações de segurança interna da Imigração e Alfândega dos EUA a realocar recursos para áreas para investigar operações de contrabando humano e o uso de documentos fraudulentos.

FBI prende líder de grupo armado que detinha imigrantes na fronteira entre EUA e México

Fraudes de idade e famílias

A Agência Operações de Remoção e Execução da ICE (ERO, na sigla em inglês) deslocou temporariamente cerca de 330 oficiais de deportação para áreas próximas à fronteira ou para áreas dentro dos EUA mais profundamente impactadas pelo surto de migrantes na fronteira sudoeste, afirmaram as autoridades em um comunicado.

De acordo com o CBP, os contrabandistas estão usando menores de idades com certificados de nascimento forjados ou outros documentos fraudulentos para “criar famílias falsas que buscam explorar as leis de imigração dos EUA”.

Os imigrantes também foram pegos usando documentos forjados ou falsificados para alegar que são menores de idade, disseram as autoridades. Eles são processados ​​por falsas alegações, fraude, entrada ilegal e deportados.

O post Em menos de 24h, Patrulha da Fronteira apreende mais de 670 imigrantes em travessia ilegal apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News