SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Grêmio anunciou, nesta quinta-feira (1º), a saída de Roger Machado e de seus auxiliares do comando técnico da equipe. O time confirmou também a saída do vice-presidente Denis Abrahão e do diretor de futebol Sérgio Vasques, e divulgou o acerto com Renato Gaúcho como novo técnico, que chega ao clube nos próximos dias.

Os anúncios acontecem após o time tricolor chegar a sua quarta partida sem vencer com o 2 a 0 sofrido contra o Criciúma, na terça-feira (30), pela 27ª rodada da Série B. Agora, o elenco finaliza as preparações para receber o Vila Nova-GO nesta sexta-feira (2), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), às 21h30 (de Brasília), pela 28ª rodada. Cesar Lopes, do time de transição, comandará o elenco interinamente -Renato Gaúcho deve estrear contra o Vasco, no dia 11, segundo nota do Grêmio.

A sequência negativa colocou uma pressão sobre a permanência no G4, e o clube já vinha indicando preocupação após o elenco dar sinais de que está abalado.

A constatação esteve presente nas palavras de Roger Machado e do então vice Denis Abrahão após a partida contra o Criciúma.

“Tanto a euforia [quando o momento era bom] quanto o pessimismo entram no vestiário. Essa ansiedade que os resultados proporcionam, interna e externamente, atrapalha, e é com ela que temos que lidar”, alegou Roger.

A verdade é que não são apenas resultados ruins, mas o desempenho do time. Diante da equipe catarinense, no último ato da crise gremista, foram apenas duas conclusões durante os 90 minutos. O Grêmio não ameaçou de fato a meta rival nenhuma vez.

Dos últimos 12 pontos disputados, apenas um foi conquistado. O Grêmio perdeu para CRB, Ituano e Criciúma, além de ter empatado com o Cruzeiro.

Se antes o time tinha ficado 17 partidas invicto, agora a falta de vitórias cria um ambiente instável e que requer ações para mobilizar o grupo.

“Hoje no vestiário percebi que estavam todos cabisbaixos. Chamei atenção para mudarmos isso. Temos que passar uma borracha nos quatro jogos horrorosos que tivemos. Essa é a cobrança. Cada um faz para si. O mais importante é que todos saibam que o momento é delicado, mas depende só de nós. Houve uma cobrança geral, por atitude”, disse Abrahão.

Na ocasião, ele afirmou que reuniões ao longo da semana teriam por objetivo unir o elenco e fortalecer os trabalhos nos bastidores para que a vitória aconteça na próxima sexta-feira, contra o Vila Nova-GO. Destas reuniões, resultaram as mudanças na comissão técnica e na direção gremista.

Presente no G4 da Série B há 15 rodadas, o time tricolor tem posto ameaçado na próxima. Dependerá, inicialmente, do seu resultado, para seguir no quarteto que estaria garantindo acesso para Série A.

Nesta sexta, o interino César Lopes poderá contar com o atacante Biel, que não jogou contra o Criciúma graças a dores na coxa direita. Por outro lado, Janderson e Nicolas são desfalques -o clube anunciou nesta quarta-feira (31) que o atacante trata lesões em duas vértebras, enquanto o lateral tem lesão na panturrilha esquerda.

Portanto, uma possível escalação inicial do Grêmio tem: Brenno; Edilson (Rodrigo Ferreira), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Leiva e Bitello; Biel, Guilherme e Diego Souza.

O Vila Nova-GO, por sua vez, vem de vitória contra a Chapecoense, e chegou a nove rodadas sem perder. No entanto, com 28 pontos e ocupando a 17ª posição, o time ainda luta para escapar da zona de rebaixamento.

Para a disputa desta sexta, o técnico Allan Aaal não poderá contar com Wagner, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo. Por outro lado, Alex Silva volta após cumprir suspensão contra o clube de Chapecó.

Assim, uma possível escalação inicial do Vila Nova tem: Tony; Alex Silva, Alisson Cassiano, Rafael Donato e Willian Formiga; Sousa, Jean Martim e Matheuzinho; Dentinho, Daniel Amorim e Kaio Nunes.

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Horário: Às 21h30 (de Brasília) desta sexta-feira (2)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa/DF)
VAR: Wagner Reway (PB)
Transmissão: SporTV e Premiere