Na manhã desta terça-feira (3), o site 2020 U.S. Election Project registrou 99,6 milhões de votos antecipados em todos os EUA, tanto pelos correios como pessoalmente. Um número sem precedentes na história das campanhas eleitorais americanas.

Outros milhões se somarão neste último dia de eleições elevando os números de participação popular para quase o dobro do registrado em 2016. Em alguns estados como Califórnia, Oregon e Idaho a votação segue até às 11 p.m.

Alguns sites e institutos de pesquisa já projetam um possível resultado, uma vez que alguns estados, como a Flórida, iniciaram a apuração dos votos há dias.

Segundo o The Economist, o Democrata Joe Biden possui 97% de chance de obter a maioria dos votos do colégio eleitoral e vencer as eleições; contra 3% de Donald Trump.

O Five Thirty Eight também prevê uma vitória massiva dos Democratas, com 89% de possibilidades de vitória para Biden, contra 10% do seu oponente.

No Real Clear Politics o cenário é um pouco menos animador para o ex-vice-presidente com 50,7% contra 44% para Trump (uma diferença de 6,7 pontos percentuais).

O monitoramento da BBC mostra Biden com 52% e Trump com 44%. Já uma página na internet criada pelo jornal The New York Times que reúne dados de vários institutos nacionais de pesquisas aponta uma vitória Democrata em 90% das previsões.

No sistema do colégio eleitoral dos EUA, cada estado recebe um número de votos baseado no tamanho da sua população. Um total de 538 votos no colégio eleitoral estão em disputa. Para vencer, o candidato precisa de 270 votos. Os estados com com maior número de votos nos colégios eleitorais são: Califórnia (55), Texas (38), New York e Flórida (29 cada). Em seguida vem Illinois e Pennsylvania ( 20 votos cada), e Ohio (18).

A batalha pela presidência dos EUA continua até o fim do dia. Biden fará campanha na Pennsylvania e em Ohio, enquanto Trump tenta ganhar terreno em Wisconsin e Michigan.

The post Eleições 2020: Quem as pesquisas indicam que irá vencer, Trump ou Biden? first appeared on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA