Um vídeo feito por um brasileiro em uma área muito frequentada por brasileiros de Pompano Beach mostra uma atividade que poucos imaginam para um sem-teto.

Dois sem-teto aparecem saindo do que o narrador chama de um “carrão” para pedir dinheiro no farol. De acordo com a narração do vídeo, os dois homens foram filmados no cruzamento da Sample Rd. com a Poweline Rd.

Em uma das esquinas do cruzamento, atrás de um posto de gasolina, estava estacionado um Jeep preto do qual dois homens saíram com suas plaquinhas de papelão, com uma mensagem pedindo por doações.

“Olha lá os dois mendigos saindo do carro, com as camisas encardidas, o papelão com as frases escritas”, disse um brasileiro não identificado que fez o vídeo que viralizou nas redes sociais.

Novos grupos de sem-teto se espalham por outras áreas de Fort Lauderdale

“Agora eles se dirigem para o sinal… um deles começou a mancar. Hora de ganhar uns trocados. Só na America, mesmo. Os mendigos têm carro”.

Afinal, é ilegal pedir dinheiro na rua?

Na Flórida, de acordo com a lei estadual e regulamentos municipais, pedir por doações na rua (definido como “panhandling” ou “street soliciation”) pode ser perfeitamente legal se regras locais e estaduais forem seguidas.

Em 2017, um juiz em Miami determinou que pedir dinheiro na rua é uma forma de direito de expressão, protegido na Constituição.

Cidade da Flórida usa a música “Baby Shark” para expulsar sem-tetos

Murilo Silva, um brasileiro que compartilhou o vídeo em sua página do Facebook disse que ele mesmo participa todos os anos de projetos para ajudar os sem-teto. “Muitas pessoas acabam ajudando porque imaginam que a pessoa mora na rua e passa por dificuldades. Mas infelizmente acabamos vendo que não parecia ser o caso desses dois homens”, disse Murilo ao Gazeta. “Eu sempre passo por ali e já os ajudei algumas vezes”.

Na última semana, um residente de Bradenton que sempre passa por um sem-teto em um movimentado cruzamento da cidade, resolveu oferecer um emprego de jardinagem em vez de dinheiro. Ele relatou que o homem não só se recusou a aceitar o emprego, como o agrediu verbalmente, de acordo com a WFTS em Tampa.

Como resultado de tal ação, Ryan Bray resolveu fazer um placa dizendo que havia oferecido um emprego pagando US$15 por hora ao sem-teto e que ele havia recusado. Ryan ficou ao lado do homem no farol por algumas horas. Na mensagem, Ryan terminou dizendo: “Se nós como uma comunidade pararmos de dar dinheiro para eles, eles sairão da área”.

O que dizem as leis

De acordo com o site LegalBeagle, dependendo de onde a pessoa pede dinheiro, quando e muitas vezes se tem uma permissão, é legal.

Muitos municípios da Flórida, particularmente aqueles com bastante turistas, implementaram leis que proíbem a solicitação de doação em certas áreas dentro dos limites da cidade.

Saint Petersburg estabeleceu zonas não-invasoras para proibir a prática em áreas comerciais do centro, bem como perto de bancos ou caixas eletrônicos, em paradas de ônibus e em veículos de transporte público. O código municipal de Kissimmee abrange as mesmas áreas, mas não inclui menção específica de outras zonas comerciais.

Na legislação estadual, os estatutos da Flórida são amplamente focados em ruas. É ilegal obstruir ou impedir o tráfego nas estradas, ruas ou estradas da Flórida com a intenção de solicitar dinheiro. Fazer isso é uma contravenção de segundo grau, punível com multa de até US $ 500 ou até 60 dias de prisão.

Outras regras

Além de proibir a solicitação de dinheiro em certas áreas, algumas cidades também a proíbem em determinados momentos. Em Pompano Beach, só é permitido pedir doações entre 6am e 12pm, de acordo com o estatuto da cidade. A cidade também proíbe mais de duas pessoas pedindo doações em um cruzamento ao mesmo tempo.

Em Kissimmee, é ilegal usar uniforme militar enquanto pede dinheiro ou dizer que é de fora da cidade e não tem dinheiro para ir embora. Você também não pode dizer que está desabrigado se isso não for verdade, ou se passar como deficiente se não sofrer nenhuma enfermidade. Agir de maneira agressiva ou usar palavrões é tipicamente proibido, como foi no caso de Bradenton.

Casal e sem teto são presos por criação de falsa campanha no GofundMe

É possível também pedir uma permissão do estado ou em algumas cidades como Orlando para pedir dinheiro.

Veja os vídeos publicados por Murilo Rosa.

O post Vídeo de sem-teto saindo de “carrão” e pedindo dinheiro em Pompano Beach viraliza apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News