Veja as obras que são permitidas (ou não) nos imóveis do Minha Casa, Minha Vida

Toda obra que modifica a estrutura do apartamento precisa de autorização prévia Foto: Leo Martins / Agência O Globo

Abusar da criatividade para decorar um apartamento é mais que permitido. Mas, na hora de reformar o imóvel adquirido pelo “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV), os proprietários devem ficar atentos para não haver intervenções indevidas. Segundo especialistas, na maioria dos casos não é possível modificar a estrutura do bem, sob pena de perder a garantia do imóvel. Veja abaixo quais obras são permitidas ou não no programa:
– Infraestrutura
Toda obra que modifica a estrutura do apartamento precisa de autorização prévia do síndico ou da administradora do condomínio e da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), formulário padrão preenchido por profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
– Qualquer reforma no apartamento após a entrega das chaves implica na perda da garantia da construtora, conforme descrito no Manual do Proprietário, que é entregue junto com as chaves do imóvel – explica a gerente de relacionamento da Cury Construtora, Ivana Silveira.
– Paredes
Desde que a obra não mexa nas paredes estruturais do apartamento, a reforma é permitida. Já para a remoção e construção de paredes – assim como para a abertura ou fechamento de vãos de portas, janelas ou basculantes; e remoção parcial ou total de lajes – é necessário que um engenheiro ou arquiteto faça o projeto da modificação.

Fonte: Extra Online