USCIS pode demitir mais de 13 mil funcionários em agosto

uscis

A United States Citizenship and Immigration Services (USCIS) está prestes a sofrer uma grande queda no seu orçamento. Sem a ajuda financeira do Governo Federal – nesse caso específico, do Congresso Nacional – milhares de funcionários podem ser demitidos já em agosto. 

Para os imigrantes que respeitaram as regras, esperando anos e pagando caro para ser cidadão, essa crise orçamentária  é mais que um problema burocrático.

Tudo que a USCIS precisa é que o Congresso Nacional aprove um pacote de ajuda financeira. Na verdade, a expressão correta seria uma espécie de financiamento.

Isso porque, em linhas gerais, a agência de imigração é custeada apenas pelas taxas pagas por pessoas que aplicam para os vistos. Mas, com a pandemia causada pelo novo coronavírus e o Presidente Trump suspendendo alguns tipos de vistos, houve uma queda significativa de pessoas aplicando.

Sem dinheiro, a agência pediu socorro financeiro de $1.2 bilhão ao Congresso e prometeu que, se fosse socorrida, aumentaria as taxas cobradas aos usuários para pagar a dívida em um prazo de 5 anos.

Mas o Congresso, até o momento, não sinaliza nenhuma boa vontade para resolver o problema.

Então, quem também vai sofrer são os 13.400 funcionários, ou 70% da mão de obra da agência, que receberam carta de aviso prévio de demissão essa semana. Caso se confirme, mais de 100 mil pessoas que estão próximas a ganhar cidadania não vão poder votar em 2020.

Outro problema é que, parte do processo, a cerimônia de cidadania, geralmente feita em grandes grupos, também foi afetada.

Por causa da pandemia, o governo foi obrigado a reduzir a quantidade de cerimônias e de pessoas participando, o que tem atrasado mais ainda os processos. Fazer a cerimônia online está fora de questão, segundo a USCIS. 

Além da cidadania, cerca de 50 mil pessoas estão com green card e outros 75 mil vistos de trabalho pendentes. Para direcionar melhor os Recursos Humanos, os documentos de pessoas que aplicaram sequer serão analisados e não há previsão para que isso ocorra. Com informações do Boston Globe.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post USCIS pode demitir mais de 13 mil funcionários em agosto apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News

Comentários Facebook