UE lança batalha por impostos de gigantes como Google e Amazon

16/09/201716h17A tributação das multinacionais está no centro do debate no mercado único europeu. Alguns países denunciam que companhias como Amazon, Apple e Facebook tentam burlar o pagamento de impostos, instalando-se em países da UE com . Entre eles, Irlanda e Luxemburgo.
Os países europeus também temem que uma carga tributária leve esses gigantes, americanos em sua maioria, a estabelecerem suas filiais em outras regiões, como a Ásia. A solução que a Europa começa, então, a vislumbrar pode passar por dois níveis: europeu e global.
“Mais da metade dos países apoiou a solução em curto prazo”, comentou Toniste, ao fim da reunião, referindo-se à proposta de Alemanha, França, Itália e Espanha, a qual recebeu o apoio de Bulgária, Grécia, Eslovênia, Romênia, Portugal e Áustria.
Esses países pedem a Bruxelas que analise a possibilidade de taxar o faturamento dos gigantes de Internet em cada país e deixar de calcular o imposto em função de seus lucros.
Atualmente, o lucro gerado serve como referência para o imposto que essas empresas devem pagar, e cada país aplica suas próprias taxas e base de cálculo. A Irlanda aplica uma das mais baixas do bloco, 12,5%, o que leva várias empresas a se estabelecerem lá.

Fonte: Folha de S.Paulo