Vista aérea de parte do sul da Flórida. Imagem: University of South Florida.

Trem de alta velocidade ligando o sul à região central, carros autônomos rodando pelas estradas, patinetes elétricos usados por milhares de pessoas diariamente e um futuro deslocamento aéreo urbano vertical: tudo isso aponta para as mudanças na mobilidade urbana da Flórida com projetos de transporte que prometem tirar milhares de carros das estradas, agilizar o deslocamento nas cidades e evitar a poluição ambiental.

Neste mês, a Universidade do Sul da Flórida se tornou o mais recente centro de pesquisa de transporte do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, que anunciou um subsídio de US $ 7,5 milhões para que a universidade estabeleça um centro nacional de transporte universitário destinado a promover programas de pesquisa e educação que abordem os desafios críticos de mobilidade do país.

Carros autônomos

A partir de 1º de julho de 2019, as montadoras e empresas de tecnologia poderão testar carros autônomos nas estradas da Flórida. O governador, Ron DeSantis, assinou uma lei que estabelece uma estrutura legal para os carros autônomos operarem dentro do estado, incluindo protótipos que navegam sozinhos sem um operador humano atrás do volante.

Claro, os protótipos precisarão cumprir as normas básicas de segurança descritas na lei e a fabricante será responsável em caso de acidente, o que força os engenheiros a garantirem que a tecnologia desenvolvida seja segura e confiável. A lei faz da Flórida “o estado mais autônomo e amigo dos veículos do país”, afirmou DeSantis. Ou seja, daqui a alguns anos, a população da Flórida pode vir a ser transportada em veículos sem motorista.

De acordo com legisladores que apoiam a ideia, os veículos autônomos eliminariam erros de comportamento humano ao volante, como mensagens de texto durante a condução e ingestão de bebida alcoólica ou outra substância que compromete a função de dirigir.

Imagem: Virgin Trains\ Divulgação.

De Miami a Orlando num trem-bala

A Virgin Trains, antiga Brightline, que expande a operação com o trem de alta velocidade ou “trem-bala”, inaugura uma nova era para viagens na Flórida. A partir de 2022, três milhões de carros serão retirados das estradas no estado, segundo estimativas anuais destacadas pela empresa, e as viagens entre Miami e Orlando serão feitas em três horas ou menos.

A tão esperada conexão rápida entre o sul e a região central da Flórida por meio de uma linha férrea promete alavancar o transporte e melhorar a mobilidade urbana no estado. Serão seis milhões de passageiros por ano e um impacto econômico estimado de US $ 6,4 bilhões para a Flórida, cita a Virgin Trains.

“Nosso estado será o primeiro no país a ter um verdadeiro sistema ferroviário rápido de passageiros entre cidades”, disse o representante dos EUA, Val Demings, durante a inauguração da construção do trecho entre Orlando e Miami na segunda-feira, 24.

A nova linha ferroviária é considerada um dos principais componentes do novo terminal do aeroporto internacional de Orlando. O projeto inclui cerca de 170 quilômetros de novas pistas que serão construídas nos próximos três anos por mais de 10 mil trabalhadores da construção civil, no que a Virgin Trains chama de “o maior projeto de infraestrutura privada do país”.

Além da ligação entre Miami e Orlando, a empresa está na concorrência para levar a conexão até Tampa, região centro-oeste do estado.

Patinete elétrico em Miami. Foto: Flickr\Elvert Barnes.

Patinetes elétricos

Considerado já uma “febre”, os patinetes elétricos tomaram o lugar de uma corrida de táxi, uber ou ônibus. Dependendo do trajeto, a ida de patinete sai mais econômica e saudável sem poluição ao meio ambiente. Mas há ressalvas pela segurança.

Sob a nova lei sancionada pelo governador no dia 18, os patinetes elétricos estão permitidos nas calçadas da Flórida, mas os pilotos têm “todos os direitos e deveres aplicáveis ao ciclista, incluindo o uso de calçadas e ciclovias, e os governos locais ficam responsáveis por aplicar suas próprias regras.

A lei que regulamenta o uso e entrou em vigor imediatamente, permitindo que empresas como a Lime, Bird e a Uber’s Jump Scooters operem em todo o estado. Porém, algumas grandes cidades da Flórida, como Orlando, por exemplo, aguarda para permitir e elaborar regras.

Fort Lauderdale foi uma das primeiras cidades da Flórida a receber os patinetes nas calçadas no outono passado, e agora discute se deve removê-los de algumas calçadas movimentadas – como Las Olas Boulevard e State Road A1A – por segurança dos pedestres além da alta

Protótipo do eVTOL da Embraer. Foto: EmbraerX divulgação.

temporada.

Ademais, a perspectiva de melhorar o deslocamento para os 21 milhões de habitantes, bem como para os milhares de turistas que visitam o estado anualmente, inclui ainda o transporte aéreo urbano – um projeto de uma aeronave com capacidade de decolagem e aterrissagem vertical elétrica (eVTOL) que está sendo criado pela EmbraerX – uma aceleradora de mercado com sede em Melbourne, na Flórida, e é considerado outro ponto-chave que vai viabilizar e acelerar o ecossistema de mobilidade urbana nos próximos anos.

O post Projetos de transporte mudam o cenário de mobilidade urbana na Flórida apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News