A rede Sears anunciou na sexta-feira, dia 28, o fechamento de mais 80 lojas Sears e Kmart pelo país. Ela também recebeu uma oferta de última hora de seu presidente para manter o restante de lojas vivas. No entanto, o futuro da empresa ainda continua incerto.

Eddie Lampert, presidente da Sears e seu maior credor, cumpriu um prazo imposto pela empresa para potenciais compradores de centenas de lojas e outros ativos da Sears.

Lampert, que é o seu maior credor, disse que seu plano manteria 425 lojas abertas, em vez das 500 lojas que propôs anteriormente. Ele também reduziu o preço que está disposto a pagar em US $ 200 milhões, para US $ 4,4 bilhões.

Ele diz que ainda planeja oferecer empregos para até 50 mil funcionários. E disse ainda que recebeu US$ 1,3 bilhão em compromissos de empréstimo de três importantes instituições financeiras. No entanto, ele não identificou essas instituições.

A Sears se recusou a comentar. A decisão final sobre a proposta de Lampert será feita pelo juiz que supervisiona a Sears.

Um comitê de outros credores da Sears argumentou que a empresa deveria fechar permanentemente, liquidando seu estoque e outros ativos. Eles argumentam que é a melhor maneira de conter as perdas e devolver a maior quantia de dinheiro para as pessoas e negócios devidos pela Sears. No entanto, Lampert argumenta que manter a rede aberta é o melhor caminho para todos, inclusive credores e funcionários.

“Nossa proposta reflete nossa firme convicção de que há um futuro para a Sears como uma varejista menor e menos endividada”, disse ele. “Continuamos a acreditar que as empresas e marcas integradas e complementares da Sears podem formar a estrutura de uma plataforma de sucesso após sair da falência”. A Reuters e a CNBC relataram a proposta de Lampert na sexta-feira à noite.

A Sears entrou com pedido de falência em 15 de outubro.

Em um processo judicial, o advogado dos credores chamou o plano de Sears de se tornar lucrativa “nada mais do que um pensamento positivo” e “uma aposta injusta e imprudente com o dinheiro de outras pessoas”.

O juiz da Corte de Falências dos Estados Unidos, Robert Drain, que está ouvindo o caso, permitiu que a Sears continuasse com os planos de permanecer aberta. Mas ele estará ouvindo os credores novamente nas audiências marcadas para o próximo mês. Qualquer plano teria que ser aprovado pelo tribunal.

Fechamento de lojas

Mais cedo na sexta-feira, a Sears anunciou que estava fechando mais 80 lojas. Os fechamentos compreendem 43 lojas Sears e 37 Kmart, as duas marcas operadas pela Sears Holdings. A maioria das 80 lojas fechará no final de março. As liquidações dessas lojas começarão dentro de duas semanas.

A empresa tinha quase 700 lojas no momento de seu pedido de falência.

Lampert comprou a Sears e a fundiu com a Kmart em 2005 para formar a Sears Holdings. Ele foi seu CEO até a declaração de falência, bem como seu principal acionista, uma vez que perdeu bilhões de dólares e fechou milhares de lojas.

Durante grande parte do século XX, a Sears não foi apenas a maior varejista do país, como também a maior empregadora do setor privado. Com informações da CNN.

Relacionada:

Sears de Plantation está entre as 40 lojas fechadas pelos EUA

O post Presidente da Sears faz oferta para tentar salvar rede da falência apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News