O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou os dados divulgados econômicos no período da manhã desta sexta-feira, 26, que mostraram queda da inflação medida pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) e aumento da renda entre junho e julho. “O povo americano está começando a obter algum alívio dos preços altos, e a Lei de Redução da Inflação que assinei no mês passado também ajudará a reduzir os preços”, afirmou em comunicado.

Nesta sexta-feira, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos informou que os gastos com consumo no país cresceram 0,1% em julho ante junho. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam alta maior, de 0,5%. A renda pessoal, por sua vez, teve avanço de 0,2% na mesma comparação, quando a expectativa era de crescimento de 0,6%.

O PCE dos EUA, por sua vez, recuou 0,1% em julho ante junho, com alta de 6,3% na comparação anual.

Já o núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve alta de 0,1% em julho ante junho, quando analistas previam ganho de 0,2%. Na comparação anual, o PCE subiu 4,6% em julho, ante expectativa de alta de 4,7% dos analistas.

O Departamento do Comércio ainda informou que os gastos com consumo de junho foram revisados, de alta mensal de 1,1% antes informada para um avanço de 1,0%. A alta na renda pessoal foi revisada na mesma comparação, de 0,6% a 0,7%.