Além de jacarés, a Flórida é cheia de iguanas, principalmente o sul do estado. Mas um aumento na população das iguanas verdes, uma espécie invasiva, tem provocado mais dor de cabeça para muitos proprietários de imóveis no sul da Flórida. Por outro lado, a “indústria” do combate às iguanas tem crescido.

A proliferação de iguanas está pior este ano do que no ano passado, apontam donos de empresas que ajudam a exterminar o animal. Tanto que associações de condomínios estão sendo obrigadas a contratar os serviços desses profissionais para ajudar a conter a infestação.

“Elas podem colocar até 70 ovos por ano e agora estão causando problemas muito sérios”, diz diz Perry Colato, co-proprietário da Redline Iguana Removal.

Salmonela

Para alguns, elas chegam a ser até bonitas, mas os malefícios da presença das iguanas também o são. Elas destroem jardins, telhados, paredes, pátios, fundações de casas e diques, dizem especialistas. Não fosse suficiente, elas fazem cocô em piscinas, terreiros, gramados e com isso ajudam a espalhar a salmonela, bactéria que pode ser fatal em alguns casos e estão presentes em suas fezes, colocando as pessoas em risco.

Comunidade em Palm Beach pode dar exemplo em luta contra a invasão das iguanas

Ainda, as iguanas comem flores e outras plantas, e isso está afetando a vida das borboletas e outros insetos que dependem desse tipo de planta para existir.

Falta predador

“Agora as iguanas estão se reproduzindo como loucas e não têm predadores. Eu tenho pegado iguanas desde que eu era criança. No começo foi divertido. Quando fiquei mais velho, aprendi o quanto prejudica o meio ambiente e quanto dano eles causam em nossas casas, plantas e animais nativos”, diz Colato.

Com a chegada do verão, esses serviços especializados – praticamente desconhecidos de alguns anos atrás – estão acabando com os orçamentos de manutenção de condomínios. Se tornaram tão importantes quanto o corte de grama e os serviços de piscina para gerentes de propriedades, municípios, hotéis e resorts.

Para quem monta um negócio de combate às iguanas, o fato de ter muitos animais colabora para o lado financeiro. Colato, 26, paramédico da Hollywood Fire Rescue, começou o negócio em setembro com seu amigo de infância, Blake Wilkins, 26, um biólogo, e se diz assustado com o aumento de procura para ajudar a acabar com a infestação.

Outro que investiu nas iguanas foi Thomas Portuallo, dono da Iguana Control, que também diz que está vendo mais répteis este ano, graças ao inverno ameno. Elas não se reproduzem em local frio.

Pesquisadores usam arma para exterminar iguanas em Broward

“Eu vejo de 40 a 50% de crescimento nos serviços de proprietários em todos os anos. As iguanas estão piores este ano do que no ano passado. Houve um grande aumento nos serviços para associações de proprietários. Eu digo a entidades corporativas que você precisa espremer em outro item de linha para controle de iguana, seja usando minha empresa ou outra. A mitigação de iguana está aqui para ficar. Pelo menos até [há] um problema profundo no sul da Flórida”, diz Portuallo.

Caça às iguanas

Qualquer pessoa pode capturar e matar iguanas em sua propriedade privada, de acordo com a FWC. Mas não pode montar armadilhas ou matar os répteis em áreas comuns em comunidades e condomínios pertencentes a uma associação comunitária, sendo necessário o serviço de profissionais especializados. Também é contra a lei prender ou tomar posse de uma iguana, transportar para outro lugar e soltá-la.

Pesquisadores da Universidade da Flórida dizem que atacar a cabeça de uma iguana e destruir seu cérebro rapidamente é a maneira mais humana de matá-las. É crime afogar, congelar ou envenenar iguanas.

Para evitar que elas montem ninhos no terreno, barreiras físicas como telas e muros podem ser ferramentas úteis para mantê-las longe. Além disso, para afugentá-las, os especialistas recomendam também destruir os buracos, que são seus ninhos.

Segundo a FWC, iguanas verdes machos podem crescer até mais de 1,5 metros de comprimento e pesar até mais de 7 quilos. As fêmeas atingem comprimentos semelhantes aos dos machos, mas geralmente não excedem 7 quilos.

As populações de iguanas verdes agora se estendem ao longo da costa do Atlântico nos condados de Broward, Martin, Miami-Dade, Monroe e Palm Beach e ao longo da costa do golfo nos condados de Collier e Lee. Também tem havido relatos tão ao norte quanto os condados de Alachua, Highlands, Hillsborough, Indian River e St. Lucie. Com informações do Sun Sentinel.

O post Iguanas se proliferam em maior escala e infestam o sul da Flórida apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News