Dia do Comerciário: veja o que abre e fecha na próxima segunda-feira

Comércio fica fechado na próxima segunda-feira Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Os cariocas devem ficar atentos aos mercados e lojas que ficarão fechados na próxima segunda-feira por conta do Dia do Comerciário, para evitar fazer viagens perdidas. De acordo com o Sindicato dos empregados do Comércio, a lei que proíbe estes estabelecimentos de abrir inclui os setores de roupas, joias, relógios, móveis, material de construção, açougues, óticas, supermercados e hortifrutis.
O sindicato considera a medida uma conquista histórica para a categoria, pois é previsto na convenção coletiva. De acordo com entidade, o comerciário que for chamado para trabalho, mesmo que seja internamente com a loja fechada, ele deve denunciar o abuso ao sindicato. Além disso, ao longo da segunda-feira, equipes do sindicato farão fiscalizações pela cidade, para evitar que as folgas sejam descumpridas.
Segundo o presidente do Sindicato, Márcio Ayer, lojas podem ser multadas se descumprirem a norma.
— A multa para o estabelecimento que descumprir a regra pode variar de R$ 300 a R$ 527 por funcionário que estiver trabalhando — destaca.
Apenas o ramo de alimentação — restaurantes, bares, lanchonetes e similares — funcionam, porém existem exceções: no caso dos shoppings, as lojas e quisques estarão fechados. Já as praças de alimentação e lazer funcionam normalmente em horário especial que depende de cada centro de compra.

Fonte: Extra Online