Os imigrantes indocumentados não estão recebendo cheques de estímulo do governo federal, mas na Califórnia eles serão elegíveis para receber ajuda em dinheiro de um fundo de alívio de desastres de US $ 125 milhões por causa da pandemia de coronavírus.

Cerca de 150.000 imigrantes sem documentos serão beneficiados, estimam as autoridades.

Contribuintes pelo ITIN Number, indocumentados não receberão auxílio do governo

“Sentimos uma profunda gratidão pelas pessoas que temem ser deportadas, mas ainda atendem às necessidades essenciais de dezenas de milhões de californianos”, disse o governador Gavin Newsom ao anunciar o novo fundo na quarta-feira, 16. “E é por isso que tenho orgulho como governador de ser o primeiro estado a anunciar um programa de assistência direta a desastres para esses indivíduos”.

O benefício único fornecerá US $ 500 por adulto, com um limite de US $ 1.000 por família, disse o escritório de Newsom. O fundo combina US $ 75 milhões em doações do governo com US $ 50 milhões de organizações privadas.

“Não estou aqui para sugerir que US $ 125 milhões são suficientes. Mas estou aqui para sugerir que é um bom começo e estou muito orgulhoso de que esteja começando aqui no estado da Califórnia”, disse Newsom.

Primeiro estado a ajudar indocumentados na pandemia

É o primeiro esforço de financiamento estatal destinado a ajudar imigrantes indocumentados, enquanto a pandemia de coronavírus paralisa grande parte do país e estimula o aumento do desemprego. E os grupos de direitos dos imigrantes esperam que não seja o último.

Ao anunciar o auxílio, o governador enfatizou que trabalhadores indocumentados são essenciais e estão em muitos setores que mantêm o estado, incluindo cuidados de saúde, agricultura e alimentos, fabricação e logística e construção.

Segundo o governador, a Califórnia tem mais de dois milhões de indocumentados que representam 10% da força de trabalho no estado, mas, apesar de terem pago mais de US $ 2,5 bilhões em impostos locais e estaduais no ano passado, eles não se beneficiam do seguro-desemprego nem do estímulo de US $ 2,2 trilhões assinado pelo presidente Trump.

Os interessados devem se inscrever para receber o benefício no início do mês que vem.

Nova York também vai ajudar

Na costa oposta, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que não estava pronto para se comprometer com ajuda semelhante, já que Nova York está enfrentando um enorme déficit orçamentário. Mas o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou na quinta-feira um plano para lançar um fundo de US $ 20 milhões para ajudar 20.000 trabalhadores indocumentados e suas famílias. De acordo com o plano de Blasio, indivíduos receberão US $ 400, casais ou pais solteiros com filhos receberão US $ 800 e famílias com adultos e crianças receberão US $ 1.000. Com informações da CBS News.

Leia também Governo envia primeira parte do auxílio aos cidadãos afetados pela pandemia

O post Califórnia vai dar auxílio financeiro a cerca de 150 mil imigrantes indocumentados apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News