O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que há quase 30 navios de fertilizantes russos vindo ao Brasil. A declaração foi dada durante participação na cerimônia de abertura da 87ª Expozebu, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Atualmente, cerca de 85% dos fertilizantes consumidos no Brasil têm origem estrangeira, principalmente da Rússia.

Bolsonaro disse também que está “muito difícil” para o atual Ministro da Agricultura, Marcos Montes, manter “a pegada” que a ex-ministra Tereza Cristina tinha à frente da pasta. “Mas ele vai, é novo ainda, aprender com a mesma garra”, acrescentou. O presidente lembrou que durante a visita à Rússia para tratar sobre fertilizantes, pouco antes do início da guerra na Ucrânia, o atual ministro, na época secretário da pasta, estava presente.

Bolsonaro afirmou ainda que “não há orgulho maior, ou melhor” do que ser recebido em outros países, junto aos seus ministros, “lá sim, no tapete vermelho”.

O presidente acrescentou que a agricultura brasileira não para. “Muito menos a nossa pecuária”. Bolsonaro disse ainda que esteve no evento em 2017.