A escola East Side High School, localizado na cidade de Newark, Ironbound, inaugurou quarta-feira, 17, no seu novo ‘Media Center’, e uma estátua dedicada ao vereador Augusto Amador, do Bairro Leste. A peça em bronze da figura política é assinada pelo escultor Camilo Satiro.

Ao dirigir-se aos presentes, o director da escola , Mário Santos, sublinhou a colaboração de longa data entre o vereador (que, aliás, iniciou carreira política como membro do Comité Escolar de Newark) e o East Side e toda a dinâmica do ensino.

Natural da Murtosa, Augusto Amador garantiu já um lugar na história, sendo o primeiro português eleito vereador em Newark por força do voto popular.

Emocionado pela homenagem o vereador Augusto Amador declarou :

“O valor de uma comunidade é o resultado do valor de suas instituições”. O East Side High School sempre foi para mim o centro desta comunidade. Sempre acreditei que tudo o que aconteceu com esta comunidade teve a ver com o que aconteceu com East Side HS. Assim, sob a liderança do Dr. Santos e com o trabalho dos que o rodeiam, transformamos aquela escola de um local de afastamento de todos para uma escola com uma longa lista de espera. O princípio que me norteou nos últimos 24 anos em que estou envolvido na política é que tudo o que fazemos tem a ver com vidas. A cerimônia de hoje foi um exemplo perfeito. Meu apoio para que a mudança ocorrida no Centro de Mídia da escola tenha a ver, principalmente, com a vida dos jovens que freqüentam aquela escola e não com a própria sala ou mesmo com a estátua. O quão bem eles vivem suas vidas no futuro é o que me motivou a contribuir para a renovação do Media Center. Como alguém que serviu esta comunidade nos últimos 24 anos, estou muito feliz por ser homenageado pelo East Side HS. E, como eu disse antes

A cerimónia iniciou com o hino americano apresentado por Nicole Ferreira, registando-se a presença de uma pequena guarda de honra do exército; Pedro Botas interpretou alguns números de fado e Tiago Afonso, no final, um número à concertina.

Um numeroso grupo de alunos de português da escola, ‘Os Académicos’, marcaram presença, com dois deles a declamarem versos dedicados ao homenageado. Duas professoras de português do East Side – Lúcia Antunes e Carla Nunes – fizeram a apresentação do programa.

Entre as entidades que fizeram intervenções, sublinhe-se o cônsul-geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, o coordenador-adjunto do ensino José Carlos Adão, Roger León, superintendente do Sistema de Escolas Públicas de Newark e Seth Grossman, director-excutivo do IBID.

A estátua foi desenhada e executada pelo artista – escultor Camilo Satiro e oferecida ao East Side High School (ESHS) pelo Ironbound Business Improvement District (IBDI).

 

Fonte: Brazilian Press