Presidente dos EUA culpa opositores por crise na fronteira com o México. Imagens mostram imigrantes detidos em locais semelhantes a jaulas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, minimizou nesta quarta-feira (3) as denúncias sobre superlotação e más condições nos centros da Patrulha de Fronteira, onde milhares de imigrantes clandestinos estão detidos. “Se imigrantes ilegais estão descontentes com as condições nos centros de detenção rapidamente construídos ou reformados, é só dizer para eles não virem. Tudo resolvido!’, escreveu.

Trump alega que os funcionários da Patrulha de Fronteira “não são médicos ou enfermeiros” e culpa o Partido Democrata, de oposição. “As más leis de imigração dos democratas, que poderiam facilmente ser consertadas, são o problema”, afirmou. “Se eles [democratas] realmente querem dar uma solução, que mudem as leis de imigração e as brechas. Tão fácil!”

Famílias trancadas em estrutura semelhante a uma jaula em um centro de detenção de imigrantes em McAllen, no Texas — Foto: Office of Inspector General/DHS/Handout/Reuters

O presidente ainda afirmou que os imigrantes somente deveriam tentar entrar nos Estados Unidos por meio de um sistema migratório baseado por méritos – como proposto por Trump em maio. Ele também elogiou o México, que deslocou milhares de militares à fronteira com a Guatemala e aumentou a fiscalização contra migrantes da América Central que cruzam o território mexicano rumo aos EUA. “O México está fazendo um trabalho muito melhor do que os democratas na fronteira. Obrigado, México!”, afirmou Trump.

Famílias de imigrantes clandestinos se deitam no chão em centro da Patrulha de Fronteira em Weslaco, nos EUA — Foto: Office of Inspector General/DHS/Handout via Reuters

Centros de detenção superlotados

Autoridades dos Estados Unidos divulgaram na terça-feira imagens que mostram superlotação nos centros que abrigam imigrantes clandestinos detidos na fronteira com o México. Uma das fotografias divulgadas pelo Departamento de Segurança Nacional mostra imigrantes em estrutura semelhante a uma jaula em McAllen, no Texas. A imagem revela que sequer há espaço para todos se deitarem. Em outra, um homem em uma cela superlotada pede socorro. “Estou há 40 dias aqui” – o tempo máximo de permanência de um imigrante em centros do tipo, de acordo com regras locais, é de 72 horas.

Cela com capacidade para 41 internos em Brownsville, no Texas, está com 88 detentos. — Foto: Office of Inspector General/DHS/Handout via Reuters

A divulgação das imagens veio dias após a comoção mundial causada por uma fotografia de pai e filha mortos afogados ao tentarem cruzar o Rio Grande, que separa o México do estado norte-americano do Texas. Os corpos dos dois foram enterrados em El Salvador, país na América Central de onde eles vieram. Também na semana passada, denúncias de más condições em abrigos para crianças vieram à tona. Advogados denunciaram que crianças não conseguiam dormir por fome e alguns bebês sequer tinham fraldas. Em meio à crise, o então chefe da autoridade de fronteira, John Sanders, pediu demissão.

Fonte: Brazilian Press