Doughnuts com farinha de chia Doughnuts com farinha de chiaEsse é mais um tesouro de receita vindo da minha amiga americana Audrey Viola. São mini-doughnuts inspirados nos doughnuts tradicionais. Eles são saudáveis e facílimos de serem preparados. Depois de assados, são polvilhados com açúcar, canela e noz-moscada, mas você pode escolher a sua cobertura favorita. Deliciosos com café!!

 

Ingredientes

1 ½ xícara (210 g) de farinha de trigo branca

½ xícara (70 g) de farinha de trigo integral

3 colheres (sopa) de farinha de chia

1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de sal marinho

1 pitada de noz-moscada ralada

½ xícara (100 g) de açúcar

¾ de xícara (150 ml) de leite

3 colheres (sopa) de iogurte natural

2 colheres (chá) de suco de limão

2 ovos grandes em temperatura ambiente

1 colher (chá) de essência de baunilha

⅓ de xícara (75 g) de manteiga sem sal, derretida e fria

Açúcar granulado misturado com canela em pó e noz-moscada ralada para polvilhar

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 400°F (200°C). Unte e polvilhe levemente 12 formas próprias para mini-doughnut (uso forminhas com cone no centro e próprias para quindins).  Em uma tigela grande, coloque as farinhas, o bicarbonato, o sal, a noz-moscada e o açúcar; misture e deixe de lado.

Em uma tigela média ou copo grande, coloque o leite, o iogurte, o suco de limão, os ovos a baunilha e 3 colheres (sopa) da manteiga derretida (reserve o restante para usar depois na cobertura). Misture, batendo bem os ingredientes com um garfo até as gemas ficarem bem desmanchadas; despeje sobre os ingredientes secos e misture-os com uma colher grande, sem bater. Você deverá obter uma massa com textura grossa; distribua-a nas forminhas preparadas, espalhando com a ajuda de uma colher pequena ou a ponta de uma faca. Leve ao forno por 8 – 10 minutos (eles assam rápido) até ficarem levemente corados.

Retire os doughnuts do forno e deixe-os esfriar por 5 minutos nas formas. Enquanto isso, aqueça a manteiga reservada. Em um prato fundo, coloque 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 pitada de noz-moscada e misture bem.

Desenforme os doughnuts, pincele-os, um de cada vez, com a manteiga aquecida. Em seguida, role no açúcar temperado. Sirva-os mornos ou em temperatura ambiente.

Rendimento: 12 unidades

Dica: Se usar forminhas para quindins, individuais, leve-as ao forno dentro de uma assadeira grande. Depois de assados, os doughnuts também podem ser cobertos com chocolate, leite condensado, calda quente de limão, glacês ou geleias.

Sejam Bem Vindos ao Mundo Culinário

Fonte: Brazilian Voice