Foto26 Mark Cuban Dono do Dallas Mavericks quer concorrer à presidência em 2020
“Eu ainda não decidi nada ainda. Nós veremos o que irá acontecer. No fim, tudo depende da forma como as coisas acontecem”, disse Mark Cuban

O bilionário Mark Cuban adiantou que pensa em disputar as eleições presidenciais dos EUA como candidato independente

O empresário Mark Cuban, dono do time de basquetebol Mavericks, pensa seriamente em concorrer à presidência dos EUA em 2020 como candidato independente. Apesar da incerteza, aparentemente, ele já escolheu um slogan: “Pessoas ricas são burras”.

Numa entrevista exclusiva ao jornal Daily News, na noite de segunda-feira (4), antes da partida entre o Nets-Dallas e o Mavericks, Cuban não confirmou se concorreria à presidência do país como candidato independente, entretanto, deixou claro que não precisa ou quer filiar-se a qualquer partido político.

“Eu ainda não decidi nada ainda. Nós veremos o que irá acontecer. No fim, tudo depende da forma como as coisas acontecem”, disse ele. “Isso não é algo que eu sinto que deva fazer. Há muita incerteza com o que está acontecendo com o relatório do Mueller; ainda há muita coisa que deve ser esclarecida antes de sabermos o que acontecerá em 2020. Entretanto, isso é algo que, caso as circunstâncias forem certas, eu faria”.

Os comentários de Mark foram feitos dois dias depois que Bernie Sanders iniciou a campanha presidencial dele com um comício no Brooklyn, juntando-se a um grupo de candidatos democratas que somente tende a crescer enquanto mais políticos começarem a aparecer em Iowa e New Hampshire.

O grupo de republicanos é grande também, com muitos candidatos, mas, ao menos que a situação piore para o Presidente Donald Trump nos próximos 12 a 14 meses, é quase certo que ele concorra à reeleição. Poderia algum candidato democrata atual vencê-lo?

“Se você observar os democratas nesse momento, existe um certo peso democrata que puxa os candidatos todos ao mesmo ponto. É muito difícil demonstrar liderança numa situação como essa, pois você não pode realmente liderar se tiver que encontrar equilíbrio em ser um líder bom  para o povo de seu país contra ser eleito nas suas primárias. Nenhuma de ambas as coisas favorecem a liderança do país”, disse Mark. “Você pode ver isso agora mesmo entre os democratas”.

“Eles estão brigando arduamente pelos votos dos democratas, mas não estão fazendo nada para tentar atrair os votos dos independentes e republicanos”, acrescentou.

A estrela de reality show e bilionário de NBA não comentou a proposta de ressarcimento aos afro-americanos de Sanders ou os comentários sobre a possibilidade de legalização da prostituição de Kamala Harris. Ao invés disso, a mensagem dele foi mais pragmática: “Dê às pessoas esperanças econômicas reais e coisas boas acontecerão”. Isso aconteceriam disse ele, que concedeu ações de suas empresas aos funcionários, uma formula que tornou muitos deles milionários.

“Muitas pessoas desistem porque elas não veem uma luz no final do túnel”, acrescentou. “Você tem que mostrar as pessoas como elas podem obter progresso e como os problemas são resolvíveis, mas você não pode dizer simplesmente que ‘o governo encontrará uma solução’. Você tem que ir direto ao centro do assunto e expor os detalhes. É uma espécie de planos de negócio. Desta forma, todos os eleitores poderão vê-los (candidatos)”, acrescentou.

Não tem havido um candidato presidencial viável, ou seja, alguém que chegou às finais e participou dos debates principais  desde Ross Perot em 1992 e John Anderson em 1980.

Fonte: Brazilian Voice