O governo americano está parcialmente fechado há 30 dias e nada do impasse entre o presidente Trump e os Democratas chegar ao fim. O presidente fez um anúncio sábado oferecendo três anos de ‘alívio’ para portadores do Deferred Action for Childhood Arrivals – DACA – e para os beneficiários do TPS – Temporary Protected Status, em troca da verba para a construção do muro na fronteira dos EUA com o México. Mas a proposta foi rejeitada pelos Democratas.

Antes mesmo do anúncio, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que a proposta do presidente para acabar com os 30 dias de paralisação parcial do governo foi “uma compilação de várias propostas anteriores rejeitadas, cada uma das quais são inaceitáveis”. Enquanto isso, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, disse que a proposta de Trump é simplesmente “mais uma tomada de reféns”, acrescentando que o plano de Trump oferece “remédios unilaterais e ineficazes”.

Ele disse que há apenas uma saída para a paralisação parcial. “Abra o governo, senhor presidente e depois democratas e republicanos podem ter uma discussão civil e chegar a soluções bipartidárias”, disse ele.

Os Democratas fizeram o seu próprio movimento na sexta-feira (18) para tentar quebrar o impasse quando eles se comprometeram a fornecer centenas de milhões de dólares a mais para a segurança na fronteira. Mas Trump, que ainda não reconheceu essa oferta, estabeleceu seu próprio plano, que autoridades disseram que estava “em obras” há dias.

Buscando lançar o plano como um caminho bipartidário, Trump disse no sábado que ele estava incorporando ideias de Democratas. Porém, os principais Democratas deixaram claro que eles não foram consultados. Trump também disse que o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, traria a legislação para uma votação esta semana, embora a oposição provavelmente deverá rejeitar. McConnell afirmou anteriormente que nenhuma votação deve ser realizada no Senado até Trump e democratas concordaram em um projeto de lei.

Trump acusou Nancy Pelosi de ser radical e que ela está agindo de forma ‘irracional’. (Com informações do Estadão Conteúdo).

Fonte: AcheiUSA