Sem vencer há quatro jogos, o Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira de olho na reabilitação na Série B do Campeonato Brasileiro. Fora de casa, o campeão da temporada e primeiro a garantir o acesso à elite, enfrenta o Novorizontino, no estádio Jorge Ismael de Biasi, às 19h. A missão se apresenta complicada, uma vez que os paulistas precisam demais da vitória na luta contra o rebaixamento.

Atualmente, o Cruzeiro soma 72 pontos e está nada menos do que 11 pontos na frente do segundo colocado Grêmio, com 61. Já o Novorizontino vive um momento totalmente diferente na tabela. Com 41 pontos, está na 17ª colocação, sendo o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Mas, caso vença ou empate, já sairá da zona da degola momentaneamente.

Além da descontração natural provocada por atingir seus objetivos na competição, o Cruzeiro vai ter várias baixas. O técnico Paulo Pezzolano não vai ter o goleiro Rafael Cabral, o volante Filipe Machado, o meia Daniel Júnior e o atacante Edu, todos estão suspensos. O primeiro recebeu o terceiro amarelo e os outros três foram expulsos contra o Guarani, por 1 a 0, no primeiro resultado negativo dentro do Mineirão.

Outros cinco jogadores estão entregues ao DM e também estão fora: lateral-direito Wesley Gasolina, volante Neto Moura, o meia Chay e os atacantes Rafa Silva e Stênio. “Nós temos que voltar a jogar bem e a vencer jogos, independente e quem vai entrar no time”, disse Pezzolano.

No gol, Gabriel Mesquita será o titular e fará sua estreia com a camisa do clube. Entre os volantes, Pedro Casto será o escolhido para substituir Filipe Machado. Enquanto, Matheus Xavier pode ser escalado no lugar de Daniel Júnior no meio-campo. No ataque, Rodolfo, Jajá e Lincoln estão entre as opções.

No Novorizontino, o técnico Mazola Júnior não poderá contar com o zagueiro Wálber, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Brusque e agora cumpre suspensão. Os goleiros Giovanni e Lucas Frigeri, o lateral-esquerdo Romário, o volante Bruno Silva e o atacante Ronaldo seguem machucados.

“Foi uma semana extremamente decisiva. A gente sabe da responsabilidade desse jogo, mas acredito sim que a gente tem plenas condições de sair com o resultado positivo, pela qualidade da nossa equipe, pelo trabalho que tem sido feito, podemos sim sair com a vitória”, afirmou o goleiro Lucas Pereira, que será titular.