Após amargarem a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil, Cruzeiro e Atlético-MG voltam a se concentrar no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 18h30, os rivais fazem mais um clássico na temporada, desta vez no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), pela nona rodada, porque o Mineirão está ocupado por um show. O Cruzeiro não divulgou parcial, mas 37.500 ingressos foram colocados à venda.

No meio da semana, o Cruzeiro perdeu em casa para o Grêmio, por 1 a 0, e foi eliminado na Copa do Brasil, pois o primeiro jogo terminou empatado por 1 a 1. Mesmo assim, os jogadores foram aplaudidos ao término do jogo no Mineirão. Já o Atlético-MG venceu o primeiro jogo diante do Corinthians por 2 a 0, mas foi derrotado pelo mesmo placar, sendo eliminado nos pênaltis, por 3 a 1, na Neo Química Arena, em São Paulo. Na sexta-feira, houve protesto das torcidas organizadas na frente da ‘Cidade do Galo’, com os torcedores pedindo a cabeça do técnico Eduardo Coudet.

No Brasileirão, os momentos são um pouco diferentes. O Cruzeiro não vence há dois jogos: perdeu para o Cuiabá, por 1 a 0, e empatou com o Flamengo, por 1 a 1, no Rio. Com 13 pontos, aparece em sexto lugar.

Com 14 pontos, o Atlético está logo acima na tabela, em quarto lugar, e está há quatro jogos sem perder. Após emplacar três vitórias seguidas, contra Cuiabá, por 4 a 0, Internacional, por 2 a 0, e Coritiba, por 2 a 1, empatou na última rodada com o Palmeiras, por 1 a 1.

Este será o segundo clássico entre Cruzeiro e Atlético em 2023. No Campeonato Mineiro, os times se enfrentaram apenas na primeira fase, já que o Cruzeiro foi eliminado nas semifinais. Em clássico equilibrado, empataram por 1 a 1. O Atlético se sagrou campeão diante do América.

Para voltar a vencer, o técnico Pepa poderá contar com o atacante Bruno Rodrigues. Poupado dos titulares contra o Grêmio por conta de um edema muscular, ele foi relacionado. Caso fique no banco mais uma vez, Stênio aparece como opção. A outra vaga vem sendo disputada por Gilberto e Henrique Dourado. No restante, a única dúvida é em relação a possível entrada de Neto Moura no meio-campo.

Apesar de reconhecer a importância do clássico, Pepa pediu para o Cruzeiro não abandonar seu estilo de jogo. “Claro que é muito importante, não temos que fugir disso. Não são só três pontos. São os três pontos. Temos que encarar isso de frente porque é o nosso maior rival. Mas, por outro lado, não vamos fugir em nada do que trabalhamos e do que acreditamos”, disse o técnico português, que tem sido elogiado por sua postura.

Antes do último treino do Atlético, sexta-feira, as torcidas organizadas protestaram pedindo a saída de Eduardo Coudet. O técnico chegou a conversar com alguns torcedores, sentindo de perto a insatisfação atleticana com a eliminação na Copa do Brasil. Coudet optou por poupar alguns jogadores, como Hulk, e perdeu a vaga nas quartas de final para o Corinthians.

Apesar de protestos da torcida contra Coudet, a diretoria emitiu nota oficial afirmando que tem time competitivo para a temporada e reforçou a confiança na comissão técnica. Mesmo abatido pela eliminação na Copa do Brasil, o técnico pediu foco no clássico. “Tenho que me fazer responsável pela derrota. Só posso pedir desculpas para a torcida do Atlético e continuar trabalhando. Esse time pode jogar muito melhor. Não gosto de buscar desculpas. É trabalhar com dor pela eliminação. Temos um clássico e é uma excelente oportunidade para mudar o cenário.”

Independentemente da pressão, Coudet já planejava voltar com os titulares poupados como o atacante Hulk, os meias Hyoran e Edenilson, além do zagueiro Jamerson.

A novidade fica por conta do retorno do lateral-esquerdo Guilherme Arana entre os relacionados. O jogador não entra em campo há quase nove meses após lesão no pé, que o tirou inclusive da Copa do Mundo de 2022.