Entrevistamos Cristina Boner, empresária de sucesso, conhecida como “a mulher que conquistou Bill Gates” – no melhor sentido profissional, é claro.

Cristina Boner, conte-nos sua história

Cristina Boner imagem

Cristina Boner imagem

Minha formação inicial seria em arquitetura. Porém em determinado momento da minha vida, entendi que poderia fazer a diferença e realmente crescer ao migrar para uma área nova, que começava a despontar: a informática. Fui para processamento de dados e comecei a me destacar. Lá comecei a minha trajetória profissional em empresas privadas e públicas, até que percebi que o que me movia era empreender. Com dois estagiários, que escalei da turma que dava aula, criei minha primeira empresa. De lá para cá, criei outras que constituíram a Globalweb Corp, um grupo empresarial que hoje conta com mais de 3 mil funcionários, mais de 500 clientes e participou de grandes projetos de tecnologia no Brasil e no Mundo.

AME – Associação de Mulheres Empreendedoras

Hoje deixei o comando operacional da empresa, estando como integrante do conselho. Me dedico à uma ONG chamada AME – Associação de Mulheres Empreendedoras, que trabalha para o empoderaemnto feminino, a capacitação das mulheres de baixa renda para ingresso no mercado de trabalho assim como o combate á violência contra mulher. Atuo ainda com uma empresa de florestamento, a EBFlora, e ministro palestras e mentorias para novos empreendedores.

Microsoft no Brasil

Minha trajetória começou como professora universitária. Nesse período, incentivei novas técnicas do uso da TI para aumentar a produtividade de empresas. Fui pioneira no estudo das soluções Microsoft no Brasil, antes mesmo dos softwares estarem disponíveis no mercado brasileiro. Em 1992, depois de alternar a experiência acadêmica com a atuação em grandes empresas, criei um pequeno negócio juntamente com dois alunos. Em 20 anos, essa pequena loja se tornou um dos maiores conglomerados de TI da América Latina.

Busquei novas soluções em todo o mundo e trabalhei em projetos que promoveriam uma verdadeira revolução na computação corporativa e pessoal. Participamos de iniciativas inovadoras que ganharam repercussão global, como o sistema brasileiro de eleições eletrônicas, o projeto de imposto de renda via internet, a Nota fiscal Eletrônica, entre outros.

Atuei na criação da primeira joint-venture do mercado de tecnologia envolvendo o Brasil e a Índia, países emergentes no setor. Em parceira com o maior grupo empresarial indiano, o TATA Group, ela criou a TCS Brasil. A empresa foi pioneira ao trazer ao Brasil a primeira certificação CMMi nível 5, a mais importante do mundo. Depois de 5 anos de uma próspera parceria, a TCS Brasil foi 100% integralizada pelo Grupo TATA. Nesse mesmo período, ingressamos no mercado de Inteligência Fiscal Eletrônica ao criar a NFe do Brasil. A partir da tecnologia dessa empresa, foi emitida a primeira nota fiscal eletrônica do País.

Globalweb Outsourcing

Cristina Boner Globalweb Outsourcing

Cristina Boner Globalweb Outsourcing

Então, já como integrante do Conselho de Administração e fora da presidência da empresa, lançamos uma nova empresa: a Globalweb Outsourcing. Focada em ofertar soluções de SaaS, outsourcing de infraestrutura baseada em Data Centers para grandes corporações e soluções de computação em nuvem para pequenas e médias. A Globalweb buscou o know-how acumulado em grandes cases de sucesso do grupo para focar suas atividades no setor privado.

A mais recente iniciativa foi o Vouclicar.com, um projeto pioneiro em todo o mundo para democratizar a tecnologia e levar às pequenas e médias empresas os aplicativos e sistemas antes destinados apenas às grandes corporações. Atualmente a Globalweb Corp, empresa que criei e que hoje ocupo o cargo de conselheira, tem mais de 4 mil funcionários, 5 mil clientes e é líder em segurança da informação, outsourcing, cloud computing e gestão de Data Center.

Em 2015, a Globalweb Corp foi eleita pela Revista Época Negócios como a melhor empresa de TI do Brasil. A premiação é parte da premiação Época Negócios 360 que leva em consideração seis dimensões, como responsabilidade socioambiental, visão de futuro, inovação, financeiro, Recursos Humanos e Governança Corporativa.

Qual lacuna seu trabalho preenche?

Participei da criação e implementação de projetos que promoveram um grande avanço tecnológico par ao Brasil. A emissão da primeira nota fiscal eletrônica brasileira, a segurança do imposto de renda via internet, a implementação do SPB – o sistema que interliga todos os bancos brasileiros entre outros.

Quais são seus maiores desafios de Cristina Boner?

Estar sempre em busca de inovação para garantir a evolução do negócio. No meu lado pessoal, meu grande desafio sempre foi conseguir equilibrar a vida de empresária com a de mãe e chefe de família. Criar minhas filhas, auxiliar na formação de meus netos, entre outros.

Bill Gates

Cristina Boner com Bill Gates

Cristina Boner com Bill Gates

A mais pitoresca é a forma como conheci Bill Gates. Quando ele esteve no Brasil em 1994 eu já tinha iniciado a desenvolver soluções na plataforma Microsoft, queria muito encontra-lo. Mas era apenas a dona de uma pequena empresa, não tive a oportunidade de encontra-lo pessoalmente. Entretanto, eu dificilmente aceito um não. Liguei para um colega meu que tinha um avião que leva aquelas faixas enormes de publicidade na praia. Ele foi até Brasília e eu mandei fazer a maior faixa possível escrita “Welcome Bill Gates – by TBA” que era o nome da minha empresa da época. O avião ficou sobrevoando os principais pontos da cidade até que o Bill Gates viu a faixa.

Ele perguntou quem era TBA e foi informado da minha empresa, que já se destacava. Ele ficou curioso e agradecido pela homenagem. No dia seguinte mandou me chamar e eu o conheci pessoalmente. Expliquei meus projetos e pude ouvir suas sugestões. Foi o primeiro de diversos encontros que tive com ele. E até hoje me surpreendo com a ideia que tive.

Qual é a sua mensagem e dicas para mulheres que estão iniciando a carreira?

Cristina Boner carreira

Cristina Boner carreira

São duas mensagens: 1) nunca parem de estudar e se aperfeiçoar. E sempre procure atuar naquilo que lhe gera satisfação financeira e pessoal, que esteja alinhado com sua crença e suas convicções.

O que espera do seu trabalho nos próximo 5 anos?

Novas ideias, novas soluções. Assim como um crescimento do número de mulheres atendidas pela minha ONG. Hoje já atendemos mais de 10 mil mas quero triplicar esse número. E muito trabalho.

Cristina Boner, foi um prazer imenso poder entrevistá-la. Espero que mais mulheres possam se inspirar na sua história!

Para ver mais de Cristina Boner, veja estes links:

O post Cristina Boner – Melhores Dicas de carreira e negócios para mulheres apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News